[Ubuntu-BR] Estou tendo dificuldades para configurar alguns recursos extras com o Wine.

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Dezembro 7 12:37:27 UTC 2010

Sim, tenho uma sugestão para você.
Quando criar uma instalação de uma aplicação no wine e tiver sucesso,
pegue o diretorio ~/.wine e renomeie para ~/photoshop, e a seguir ?
A seguir, você cria um um script para carregar o photoshop assim :
$ sudo gedit /usr/bin/photoshop.sh
<--------- INICIO DO SCRIPT ----------->
#!/bin/bash
export WINEPREFIX="/home/$USER/photoshop"
echo "carregando aplicativo a partir de $WINEPREFIX..."
wine start "C:\\Arquivos de
programas\\Onde\\o\\Photoshop\\estiver\photoshop.exe"
unset WINEPREFIX
<--------- FIM DO SCRIPT ----------->
E dê permissão (sudo chmod a+x /usr/bin/photoshop.sh).
Com o mínimo de conhecimento você cria um atalho para ele no
menu/desktop do gnome.

Qual a vantagem disso ?
Na próxima vez que instalar outro aplicativo wine, voce repete o mesmo
procedimento e ambas as instalações estarão isoladas uma da outra.
É comum ao seguir orientações na web para fazer um aplicativo X
funcionar no wine, essas instruções deixarem Y sem funcionar.
Como eu já estou prático com o wine, então a gente vai aprendendo um
bocado de coisas com o tempo.
Eu já criei pacotes .deb do Internet Explorer 6 (maldito
cmt.caixa.gov), do MSOffice (por favor sem julgamentos prévios) e de
alguns aplicativos comerciais feitos para Windows para simplificar
este procedimento quando tenho que replicar noutras maquinas.

[]'s e sucesso.