[Ubuntu-BR] of: Dúvidas com script/proprietário de arquivos

Fabiano Garcia Fonseca fabiano em linuxacessivel.org
Segunda Agosto 30 05:03:34 UTC 2010

Olá Pessoal!!

Estou fazendo um script para umas atualizações e o mesmo é excutado com
sudo.

Acontece que em certa parte deste script são baixados do meu servidor
web alguns arquivos a serem modificados na home do usuário e para isso
estou usando o wget, mas como o script roda com sudo, os arquivos
baixados ficam de propriedade do root.

Então tentei a seguinte alternativa:

wget --output-document=$HOME/.orca/app-settings/Mozilla.py
http://www.linuxacessivel.org/wp/apt/patch-1/Mozilla.py

# Linha para fazer o ajuste do proprietário do arquivo
chown -R $USER:$USER ~/.orca/app-settings/Mozilla.py

Então, se por exemplo meu script chama-se atualiza.sh eu rodo:
sudo atualiza.sh

Mas nada acontece com o proprietário do arquivo e ele contnua
pertencendo ao root.

Mas se executo a linha abaixo, direto no terminal o proprietário do
arquivo é modificad para o usuário ogado, que é exatamente o que preciso
que aconteça.

sudo chown -R $USER:$USER ~/.orca/app-settings/Mozilla.py

Então, qual é a diferença de executar a linha dentro do script com sudo
e executar ela no terminal também com sudo?

Qual é o mistério que tem nisso?

Alguma dica?

Abraços e obrigado pela atenção.

Fabiano Garcia Fonseca