[Ubuntu-BR] not aspire 5720z aquece, cooler nao aumenta velocidade e desliga

Quinta Agosto 26 15:07:39 UTC 2010

Em 26 de agosto de 2010 10:52, Edimar Tenutti <edimarespin em hotmail.com>escreveu:

>  Pessoal meu problema é serio , tenho um Acer aspire 5720z onde tenho
>  instalado o windos xp em uma partição, o ubuntu 10.04 instalado na outra ,
>  tambem uma swap de 5 gb( este tamanho devido nao querer formatar todo o
>  Hd e ter este espço nao particionado). O problema é no windos blz, mas no
> linux  em pouco
>  tempo ligado e principalmente executando musica ou video ele aquece , o
>  cooler nao aumeta a velocidade e derepente cabum, desliga...... Acham que
>  erei em algum processo de intalação , oque fazer. OBS mesmo no momento da
> [...]

Oi, sobre o cooler seria bom você instalar alguma sensor no panel para ficar
monitorando, tanto processador, quanto memória, a temperatura, e a
velocidade da ventoinha, claro.

Já tivemos aqui na lista pessoas relatando problemas semelhantes e só
resolveram comprando aquelas mesinhas com ventoinha. O Linux parece que não
se dá bem com certos tipos de chipsets.

Sobre o swap, não sei como está agora, mas em versões antigas (2 anos ou
mais), o linux utilizava swap para fazer hibernação. Então, regra geral para
notes que vão usar hibernação em algum momento, você TEM que colocar a swap
com a mesma quantidade de RAM + um pouquinho que é dependente da quantidade
de RAM e do seu uso, quanto mais RAM, menos swap. Com 10G de RAM, dependendo
da tua utilização, não colocaria mais nada de swap. No meu note eu tinha 1G
de RAM e 2G de swap. Instalei um pente de 2G e fiquei com 2,5G de RAM. Agora
a hibernação tá com problema, mas não sei se É esse o problema, porque faz
tempo que não olho o kernel linux e houve muita mudança, inclusive algumas
discussões acaloradas nesta lista sobre isso parece indicarem que o linux
não usa mais swap para hibernação.

--
André Cavalcante
Manaus, AM