[Ubuntu-BR] Como instalar o Ubuntu tendo o Windows 7 já instalado.

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Domingo Agosto 22 20:28:02 UTC 2010

Em 22 de agosto de 2010 16:59, Prof. Dr. Reinaldo Golmia Dante
<tiraduvidascefet em yahoo.com> escreveu:
> Olá pessoal,
>
> São perguntas básicas:

Olá Reinaldo

> Acabei de comprar um notebook e já veio com o Windows 7 instalado. Eu fiz
> download do Ubuntu Ultimate 2.8 alpha 2
> (acho que é "melhor" que o Ultimate 2.7 beta ... não sei exatamente) e desejo
> instalá-lo. Recomendaram-me o
> ultimate ao invés de instalar apenas o Ubuntu 10.04.

Desculpe discordar, mas eu recomendo fortemente que você instale o
10.04 que é a versão estável atual. Quem te indicou as versões alpha e
beta, me parece que não sabe bem o que está falando. As versões alpha
estão em fase inicial de desenvolvimento e as beta em desenvolvimento
mais avançado, mas ainda não liberada como versão oficial estável.

Versões alpha e beta não são para iniciantes.

> Como faço para instalar o Ubuntu ? Apenas insiro o dvd e pronto ?

Depende de como você gravou esse DVD. Se você simplesmente copiou o
arquivo .iso que você baixou para o DVD, não vai funcionar. Vc tem de
usar as funções de gravar imagem ISO no DVD, disponível nos melhores
programas de gravação de mídias.

> Meu HD é de 450 GB.
>
> Que programa é melhor para fazer a partição do HD ? Utilizo o do próprio Ubuntu
> (se houver) ?

O programa de instalação já faz isso pra você.

> Bem, há muitos anos atrás, quando instalei uma única vez o Red Hat, pedia-se
> para reservar uma partição
> para o root; swap e outro diretório que não me lembro agora ...

Embora você possa usar o particionamento padrão que instala tudo numa
partição só, eu recomendo que você divida seu disco em uns 20GB para o
sistema (ponto de montagem /), 1GB para o swap e o resto para os
usuários (ponto de montagem /home), no mínimo. Prefira o tipo de
partição EXT4

> Hoje as coisas funcionam dessa mesma maneira ou ficou mais fácil de instalar o
> Linux ?

Mais fácil e mais rápido que o Windows.

> No meu notebook (Sony - VPC-CW21FX), tenho 4G de memória RAM.
>
> Assim, se eu desejar preservar o Windows 7 (apenas por uma necessidade
> eventual), quanto
> eu devo reservar para o root e swap ? Suponha que eu reserve para os dados uns
> 300 GB.

Está respondido acima.

> Se eu desejar comunicar o Linux com o Windows, devo criar a partição do root
> como NTFS (se
> não me engano é esse o tipo de partição), não ?

Não. Linux com EXT4, Windows com NTFS. Embora eu recomende fortemente
que você instale seu Windows em uma máquina virtual dentro do Linux
através do Virtualbox, qemu, VMWare ou outro ambiente virtual de sua
preferência..

> Por fim, o dual boot tem funcionado bem com Windows e Ubuntu 10 ? Eu me recordo
> que na época
> do Red Hat, às vezes, ao ligar o micro, dava problema no LILO e eu "perdia" o
> menu de escolha
> do sistema operacional ... Daí era um Deus nos acuda ... tinha que pedir ajuda
> aos "universitários"
> para recuperar o programa de gerenciador de sistema operacional.

Entre outras coisas, é por isso que recomendo a máquina virtual ao
invés de dual boot. Com a máquina que vc tem, não vai faltar recursos
pra rodar os dois sistemas simultaneamente.

> Muito obrigado pelas orientações ...

De nada.

> Abraços,
> Reinaldo.