[Ubuntu-BR] Como instalar o Ubuntu tendo o Windows 7 já instalado.

Prof. Dr. Reinaldo Golmia Dante tiraduvidascefet em yahoo.com
Domingo Agosto 22 19:59:14 UTC 2010

Olá pessoal,

São perguntas básicas:

Acabei de comprar um notebook e já veio com o Windows 7 instalado. Eu fiz
download do Ubuntu Ultimate 2.8 alpha 2
(acho que é "melhor" que o Ultimate 2.7 beta ... não sei exatamente) e desejo
instalá-lo. Recomendaram-me o
ultimate ao invés de instalar apenas o Ubuntu 10.04.

Como faço para instalar o Ubuntu ? Apenas insiro o dvd e pronto ?

Meu HD é de 450 GB.

Que programa é melhor para fazer a partição do HD ? Utilizo o do próprio Ubuntu
(se houver) ?

Bem, há muitos anos atrás, quando instalei uma única vez o Red Hat, pedia-se
para reservar uma partição
para o root; swap e outro diretório que não me lembro agora ...

Hoje as coisas funcionam dessa mesma maneira ou ficou mais fácil de instalar o
Linux ?

No meu notebook (Sony - VPC-CW21FX), tenho 4G de memória RAM.

Assim, se eu desejar preservar o Windows 7 (apenas por uma necessidade
eventual), quanto
eu devo reservar para o root e swap ? Suponha que eu reserve para os dados uns
300 GB.

Se eu desejar comunicar o Linux com o Windows, devo criar a partição do root
como NTFS (se
não me engano é esse o tipo de partição), não ?

Por fim, o dual boot tem funcionado bem com Windows e Ubuntu 10 ? Eu me recordo
que na época
do Red Hat, às vezes, ao ligar o micro, dava problema no LILO e eu "perdia" o
menu de escolha
do sistema operacional ... Daí era um Deus nos acuda ... tinha que pedir ajuda
aos "universitários"
para recuperar o programa de gerenciador de sistema operacional.

Muito obrigado pelas orientações ...

Abraços,
Reinaldo.