[Ubuntu-BR] Rede só com ubuntu !

Claudio Junior csjunior em gmail.com
Sábado Agosto 21 03:09:05 UTC 2010

Ola pessoal

Sou novo aqui, mas quando nosso amigo falou do samba mereceu ser
apedrejado mesmo. ;-)
Mas vamos la. Quando se fala em rede somente com linux, recomendo
algumas opções:

1. compartilhar base de dados de usuário
(autenticação/senhas/hosts/etc) com nis ou ldap. O nis é mais simples
e o ldap muito mais completo.

2. compartilhar disco utilizando nfs, coda ou até o novo ocfs2 (que
não é tão novo assim). Estou hoje em um projeto que esta sendo
utilizado o sistema de arquivos da oracle e ele este comportando muito
bem.

Quando ao samba, não vou apedrejar ninguém, pois ele é muito bom e
serve muito bem, mas se for para compartilhar maquinas linux então
fica complicado (um pouco) trabalhar com as permissões, etc.

como fazer é uma pergunta estranha, mas existem muitas formas de
fazer. boa sorte nas suas escolhas.

Att.

--
Claudio da Silva Junior