[Ubuntu-BR] Problemas com o pacote procps

Zandre Bran zandrebran em ubuntu.com
Sexta Agosto 13 12:55:54 UTC 2010

2010/8/13 João Marcelo <jmarcelo.alencar em gmail.com>:
> Olá Zandre,

    Ôlas Marcelo.

> Realmente, não tinha notado a reclamação sobre o Landscape. As
> instalações sempre retornaram com sucesso.
>
> nonono em nonono:~$ sudo aptitude purge landscape-common
[...]
> Preparando para substituir procps 1:3.2.8-1ubuntu4 (usando
> .../procps_1%3a3.2.8-1ubuntu4_i386.deb) ...
> Desempacotando substituto procps ...
> dpkg: erro processando
> /var/cache/apt/archives/procps_1%3a3.2.8-1ubuntu4_i386.deb (--unpack):
>  impossível criar ligação de backup de './bin/ps' antes de instalar
> nova versão: Operação não permitida

     Por favor, de onde você tirou este pacote
procps_1%3a3.2.8-1ubuntu4_i386.deb? Ele não existe nos repositórios.
Fez "caca" hein :) Por isto teus erros com o comando top. Veja:

http://packages.ubuntu.com/lucid/procps

    Tenta isto aqui, se não der retorna a mensagem do primeiro comando
que der erro.

$sudo aptitude clean
$sudo aptitude update
$sudo apt-get autoremove
$sudo aptitude -f install

> Criar ligação não é criar um link, com ln? Estou pensando em dar um
> purge no procps, mas como tanta coisa depende dele, talvez seja melhor
> começar uma instalação nova.

    Eu nunca fiz, o procps tem uma penca de dependências para o
sistema. Então é por tua conta. Mas já que está afim de instalar
novamente, antes então vamos fazer um teste. Se der erro acima e
estiver afim:

$sudo aptitude clean
$sudo aptitude update
$sudo aptitude remove procps