[Ubuntu-BR] Terminal - Como trocar palavras dentro de arquivo

Xisberto xisberto em gmail.com
Sexta Agosto 6 12:04:56 UTC 2010

Em 6 de agosto de 2010 05:16, Fabiano Garcia Fonseca <
fabiano em linuxacessivel.org> escreveu:

> Obrigado gente!!!
>
> Consegui fazer o que precisava.
> Mas ainda tenho uma dúvida. usando o comando sed, como faço para trocar
> 2 ou mais palavras na mesma linha de comando?

Basta usar ponto e vírgula entre os comandos, como o exemplo abaixo:

sed 's/Abraão/Emmanuel/;s/Elidiane/Ingrid/' arquivo

Ele vai procurar "Abraão" e substituir por "Emmanuel" e depois vai varrer o
arquivo novamente trocando "Elidiane" por "Ingrid".

Nestes dois casos, eu não acrescentei o g no final dos comandos s. Esse g
final no comando s do sed serve para quando a palavra a ser substituída
aparece mais de uma vez em uma mesma linha. Sem o g, o sed faz a troca
apenas uma vez por linha.

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com