[Ubuntu-BR] Problemas sérios no Calc do Open(BR)-Office.

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quinta Agosto 5 16:09:31 UTC 2010

Em 5 de agosto de 2010 12:14, Renato Alvim <renato.alvim em gmail.com> escreveu:
> Vamos lá...

Vamos...

> Ela não é natural.Ter que usar um modelo porque as Opções não são salvas nem
> no momento?
> Isso é natural?
> É bom?
> Não para mim, sineveramente.

Exatamente *pra você* não é. Isso é uma questão pessoal.

> Ora, amigo.Selecionar e clicar é MUITO mais fácil e prático.
> Agora, entrar com fórmula todos podem ter isso!

Sim, mais uma vez, uma questão pessoal.

> Ninguém falou em "errado".
> Apenas "ruim" do ponto de vista da praticidade.

Do ponto de vista da praticidade para algumas pessoas. Pra você é
ruim, pra mim não fede nem cheira. É bom não generalizar.

> Eu também.
> E daí?
> Tenho que somar linhas DIGITANDO uma fórmula ao invés de usar o mouse???

Não. Como o Xisberto já mostrou, basta clicar na célula, clicar no
botão de somar e *depois* selecionar as células que se quer somar,
arrastando o mouse sobre elas. Onde se usou o teclado nessas
operações? Somente a ordem dos cliques é que foi alterada com relação
ao "outro", não a funcionalidade.

> Quero usar fontes de um tamanho e tenho que mudar a cada célula?
> Isso é bom?
> Não lhe incomoda?
> É melhor do que nos outros concorrentes?

Não. Você pode usar os modelos, como mostrou o Xisberto, ou selecionar
a planilha toda e alterar as configurações para todas as células de
uma vez. Isso também é *diferente* dos outros concorrentes.

Eu acho que esse item poderia ser deixado como uma questão de
personalização, não sei... Enfim, como não me afeta diretamente, não
posso dar uma opinião mais profunda :)

> Ah...
> Isso sim.
> Meu intuito nunca foi o de criticar.
> Ao contrário, melhorá-lo, pois para mim é péssimo ter que usá-lo assim.
> E masmo assim só uso ele.

Sim, amigão, eu entendo você. Já passei por situações semelhantes e
sei que a gente fica fulo da vida. Mas aprendi a me adaptar em algumas
situações, ou mudar pra outro programa em outras. O Nethel sugeriu o
GNUmeric. Talvez te agrade mais...

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima