[Ubuntu-BR] Problemas sérios no Calc do Open(BR)-Office.

Xisberto xisberto em gmail.com
Quinta Agosto 5 12:17:34 UTC 2010

Em 5 de agosto de 2010 08:49, Paulo de Souza Lima
<paulo.s.lima em gmail.com>escreveu:

> Se você selecionar uma sequência de células
> onde a última célula contenha uma fórmula que seja a soma das células
> anteriores, o botão de somatória apenas colocará o resultado da última
> célula (na verdade ele coloca a fórmula soma com apenas um argumento:
> o da célula anterior que contém a fórmula que soma as outras). Também
> é um bug, na minha opinião.

Não considero um bug. Talvez o bug esteja no procedimento, não no
aplicativo. Vejamos:

Tenho números nas células de A1 a A9. Uso o botão da soma e ele coloca
"=SOMA(A1:A9)" na célula A10. Uso o botão novamente para que a célula A11
tenha a soma de A1 até A9 mais A10 que é a soma de A1 até A9. Eu não entendi
o que este procedimento quer fazer, talvez os desenvolvedores do software
tenham alguma explicação para o comportamento dele.

De qualquer forma, consegui fazer isso:

Números de A1 a A9, soma em A10 conforme explicações anteriores. Posiciono o
cursor em A11 e clico na soma. Ele sugere fazer a soma com A10 apenas. Neste
momento, movi o retângulo azul para A1 e no quadrado do canto inferior
direito estendi o retângulo até A10. A soma saiu "certa", com A11 tendo o
valor de "=SOMA(A1:A10)". Em vez de mover o retângulo azul e estendê-lo,
também funciona apenas selecionar as células desejadas - o BrOffice mostra
um retângulo vermelho neste momento.

--
Humberto Xis
http://lixaonerd.wordpress.com