[Ubuntu-BR] Problemas sérios no Calc do Open(BR)-Office.

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quinta Agosto 5 11:49:23 UTC 2010

Em 5 de agosto de 2010 08:09, Renato Alvim <renato.alvim em gmail.com> escreveu:
> Caros colegas.
>
> Há anos só uso o as suítes de escritório livres.
> Apenas elas.
>
> Mas com relação a planilhas acho o Calc bem complicado.
>
> Porque?
>
> Bem, é claro que o ruim devo ser eu, por não estar sabendo usar.
>
> Mas vejam, por favor os seguintes problemas:
>
> Problema 1-Quero fontes tamanho 14.
>
> O default é 10.
>
> Bem, vou em Fererramentas->Opções->Fontes e mudo o default para 14.
> [...]

Eu fiz o teste e verifiquei o seguinte:
A planilha 1 fica com o default Arial 10, mas as planilhas 2 e 3
assumem a configuração que você colocar no menu Ferramentas >> Opções.
Aparentemente é um bug.

Para contornar, pode usar um desses artifícios:
- Delete a Planilha 1 e use as planilhas 2 e 3
- Selecione toda a planilha 1 (Ctrl+a, ou clicando no quadrado cinza
sobre o número 1 e do lado esquerdo da letra A) e modifique para o
tipo e tamanho que você quer. As outras planilhas assumirão o que você
já definiu no menu opções.

> Problema 2-Quero somar dados em linhas consecutivas - formando uma coluna.
>
> No concorrente eu seleciono com o mouse e clico na Soma.
> Pronto.
>
> No Calc, ao selecionar  com o mouse tudo pode acontecer!!!!
>
> Ele só pega o último e repete esse valor - isso é o mais comum.
> Irritante.
> Ou clico na célula abaixo mas ele seleciona apenas o que quer.
>
> Tento mudar com o mouse...nada.
> Piora.
>
> Como resolver isso?

Se você selecionar uma sequência de células que contenham *números*, e
clicar no símbolo de somatória, ele colocará a soma na célula seguinte
da sequência. Se a sequência contiver alguma célula com letras, ele
somente somará os números. Se você selecionar uma sequência de células
onde a última célula contenha uma fórmula que seja a soma das células
anteriores, o botão de somatória apenas colocará o resultado da última
célula (na verdade ele coloca a fórmula soma com apenas um argumento:
o da célula anterior que contém a fórmula que soma as outras). Também
é um bug, na minha opinião.

Você pode contornar isso de usando uma dessas opções:
- Digitando diretamente a fórmula "=soma(" , seleciona as células que
quer somar e teclando "Enter".
- Crie uma pequena macro que substitua a função do botão de somatória.

De qualquer forma, acho que vale a pena informar os bugs para o
pessoal do BrOffice.org.

> Muito obrigado.

De nada.

Grande abraço.