[Ubuntu-BR] Ubuntu de Fábrica !!!

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Segunda Agosto 2 14:03:27 UTC 2010

Em 2 de agosto de 2010 11:38, nethell <nethell em logbin.net> escreveu:

> Não concordo com suporte pago a nível de usuários domésticos, tem que continuar sendo gratuito e voluntário pela comunidade. O crescimento da utilização dos sistemas Linux por usuários domésticos depende de nós, de nosso incentivo, de nossa atuação voluntária em todos os sentidos. Se passarmos a cobrar por isto, vamos estagnar o crescimento e ver nossos esforços em tradução, documentação e manutenção das comunidades irem por água abaixo.

Pois eu não vejo por que não. Pessoalmente, eu ofereço suporte
gratuito para algumas pessoas e cobro pelo suporte a outras, de acordo
com um critério próprio. Qualquer pessoa pode buscar suporte gratuito
na internet, mas, no momento em que eu tenho de ir à residência de uma
pessoa, instalar o sistema, ensinar a usar, me responsabilizar por
problemas posteriores (porque isso vai afetar a minha credibilidade) e
ter de disponibilizar meu tempo, meus recursos e meu conhecimento
adquirido, eu não acho que posso, eu acho que *devo* e tenho todo o
direito de cobrar por isso.

Não estou dizendo que devamos começar a cobrar. Oferecer nosso
conhecimento em canais como a lista de discussão é uma forma de
devolver à comunidade aquilo que ela nos deu sem cobrar. Por outro
lado, discute-se "'a rodo" internet afora, como gerar um ecosistema
econômico sustentável em torno do Software Livre. O Próprio John
Maddog Hall apóia o Projeto Cauã, que visa justamente formar técnicos
em Software Livre, provenientes de classes menos abastadas para gerar
renda para essas pessoas. Agora eu pergunto: Se essas pessoas não
poderiam, por uma suposta questão moral, obter renda a partir do que
aprenderam, então estamos num beco sem saída.

> Sim, mas para empresas que necessitem de um setor dedicado à manutenção do sistema e creio que isto não deve ser aplicado a empresas individuais e algumas micro-empresas cujo objetivo é ter um sistema livre para uso de rotina como idêntico ao de um usuário doméstico.

É aí que outra coisa encavala: Se um micreiro de porta de boteco de
esquina pode, e consegue, gerar renda com suporte para o SO
proprietário e, segundo a sua teoria, não com o SL. Que motivos teria
para aprender,oferecer suporte e divulgar o SL? São esses caras que
vão nas residências dos particulares e nas micro-empresas fazer o que
eles querem pelo preço que podem pagar.

> Empresas que mantém servidores ou um quadro significativo de organização operacional basedas em um sistema sim, devem de fato pagar por um suporte eficiente.

A imensa maioria das empresas brasileiras são micro e pequenas. Uma
boa parte delas não está legalizada nem como empresa. As empresas que
possuem servidores fazem parte da minoria que pode pagar pelo suporte
oficial da Microsoft ou da Canonical.

> A idéia é relevante e creio que todos tem o direito de aplicar seus conhecimentos para fins comerciais, mas devemos lembrar-nos que o esforço de muitos para o crescimento do sistema é voluntário e gratuito, não podemos simplesmente jogar isto para o alto.

Aqui na lista, sem dúvida! E não acho que uma coisa seja antagônica a
outra. Nada me impede de continuar oferecendo minha ajuda a quem
precisa aqui, ou no blog, porque não me custa nada e retribuo à
comunidade que me ensinou. Mas também, nada me impede de cobrar, ao
mesmo tempo, por um suporte personalizado a quem esteja disposto a
pagar por isso, seja pessoa física, jurídica, rico ou pobre.

Uma das maiores dificuldades que sinto quando ofereço SL a alguém é
encontrar alguém para oferecer ajuda quando precisar. Já instalei
Ubuntu pra um monte de gente, mas os que ficaram foram só aqueles a
quem pude dar suporte de perto. os que estão geograficamente longe,
retornaram para o outro SO e não pude fazer nada. É por esse motivo
que acho que um local (ou vários, o que seria mais adequado) onde
pudéssemos informar quem oferece suporte (pago ou não) nas diversas
regiões do país seria de grande ajuda, tanto para quem precisa, quanto
para quem oferece..

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima