[Ubuntu-BR] Dúvida com partição /home

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Abril 22 15:15:17 UTC 2010

Sim, funcionará e não precisa (e não deve) formatar /home de novo,
apenas informar qual a partição das aliastadas será o /home,
geralmente o instalador trará a opção de reparticionar manual, se não
me falha a memória apenas ela permite essa operação.
Mas se não me engano o Mint não deixará você criar um nome de usuário
que já exista no seu /home.
Assim, se voce tinha /home/frederico então quando estiver instalando o
Mint não poderá escolher o nome Frederio, para realizar essa operação
voce tera de montar o /home na unha e renomear /home/frederico para
/home/frederico-importar-depois, depois desmonta e continua a
instalação normalmente. Seu novo /home/frederico estará vazio após a
instalação, mas voce só precisará mover as pastas de
/home/frederico-importar-depois, não esquecendo das ocultas como
.mozilla, .VirtualBox, .ssh, etc... que são pastas importantes - eu
não vejo importancia em copiar todas as ocultas porque aí você teria
exatamente o desktop anterior e talvez você queira experimentar um
desktop novo apenas mantendo algumas coisas.

Eu não sei, mas acho que o instalador do Ubuntu deveria detectar
swap,/ e /home - isso facilitaria muito as coisas e também não travar
a criação de uma conta na instalação só porque ela já existe no /home,
ao contrário deveria renome-la sozinha e prosseguir com a instalação.

[]'s