[Ubuntu-BR] Instalação com particionamento manual

Salles salles.web em gmail.com
Terça Abril 20 21:49:30 UTC 2010

Em Ter, 2010-04-20 às 17:41 -0300, PAULO FERNANDES escreveu:
> Prezado Salles:
> Com o FDisk do DOS eu até que me endendia bem, mesmo com 3 (!!) HDs na
> máquina e com mais de uma partição em cada um!
> No Linux me enrolo um pouco por causa da denominação das unidades: hda,
> hdb1, hda2, hdc5! É muito rolo! Não tenho ainda claro como as unidades são
> denominadas e quem recebe que nome. Tá me faltando o "mapa". Daí pra
> formatar uma partição errada é apenas um passo!
> Algum tutorial bom pra esclarecer estas dúvidas?

Até deve haver algum tutorial, mas nunca procurei. Na verdade comecei a
gerenciar mais de um HD no Ubuntu, antes fazia a coisa de forma
individual, mas não tem mistério:

No Windows:
Ele trata os discos por 1, 2, 3...a as partições por C:/, D:/ e por aí
vai.

No Ubuntu:
Os discos levam o idenficador do dispositivo (hd, sd ) mais a letra pela
ordem de entrada: hda, hdb, hdc, pendrives e cartões como sda, sdb, sdc
e por aí vai. As partições de cada um entram numéricas, ou seja, no
primeiro HD você verá hda1, hda2, hda5.
* Não me pergunte porque a primeira partição é 1 e depois vem 5 ou 6,
nunca parei para entender essa lógica mas presumo que seja para uma
diferenciação das unidades primárias e lógicas.

Se você perceber, é o contrário do Windows onde HD1 partição C = HDa
partição 1 no Ubuntu. A diferença é que no linux você sempre tem uma
partição a mais para a área de troca: o /swap e, mesmo assim, se tiver
dois linuxs instalados em hds diferentes, o mesmo swap poderá ser usado
por ambos.

Bem, chega de hora extra, hehehehe :) Abraços.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632