[Ubuntu-BR] [Off topic] Instalação do Ubuntu em Cartões Flash

Salles salles.web em gmail.com
Segunda Abril 19 17:56:43 UTC 2010

Meus caros,

Talvez esta experiencia seja de utilidade para alguns usuários, já a
havia realizado anteriormente com o Ubuntu 8.04 mas parti de vez para a
utilização com o 9.10, com excelentes resultados.
Obtive alguns Flash Cards Elite Pro Kingston de 16G S2, utilizei um
leitor frontal usb e parti para instalação definitiva de meu 9.10 para
uso profissional sendo que a partida deste é por um adaptador via
controladora IDE, com intenção de mudar para USB2 posteriormente.

A instalação do sistema é pouco mais demorada que em um HD em cerca de
30%, mas a execução do Ubuntu é estável e redonda, a meu ver com uma
perda de velocidade pouco considerável. Por não possuir movimentos
mecânicos, o cartão trabalha sem qualquer aquecimento verificado em
período de 8 horas consecutivas e, a confiança da integridade dos dados
é maior.
Ao final do expediente, simplesmente desligo a máquina, removo o cartão
e pronto, ninguém acessará meus sistema ou dados.

A princípio, pensei em problemas com o Evolution e Firefox, mas ambos se
comportaram normalmente e sem retardos assim como o Nautilus e
visualizadores. Os aplicativos do OO ficaram mais lerdos na abertura,
mas também executaram sem problemas após o carregamento inicial.

Não recomendável para quem utiliza vários aplicativos que
simultâneamente façam acesso ao cartão, excesso de aplicações em uso
causam alguns travamentos temporários ou retardos na execução.
Também não é recomendável para quem realiza transferência de dados em
larga escala ou de arquivos grandes constatemente: Em teste com
transferências de 100Mb, 300Mb e 1G, a velocidade de escrita variou de 2
a 5Mb/s nestes casos, muito inferior a de um HD normal. No meu caso,
cujo backup diário não ultrapassa 50Mbs, ficou show.

Não me esquecendo dos windows users em dual boot, em outro cartão criei
duas partições e instalei um Windows 98 SE e um XP Pro + SP2 para
certificar-me da viabilidade. O tempo de instalação de ambos foi maior
que o esperado, cerca de 50% a mais verificado principalmente na cópia
inicial de arquivos. A execução de ambos ficou similar às instalações em
um HD, com perda não considerável de velocidade mas com as mesmas
limitações que citei acima para excesso de aplicativos e transferências
de arquivos.

Bem, fica aí a dica para os que quiserem experimentar. Sistema no Flash,
dados no Flash e backups no pendrive... só a máquina é que não carrego
comigo :)

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632