[Ubuntu-BR] Ubuntu 10.04 beta

Gustavo S. L. ghtp25 em gmail.com
Quarta Abril 7 18:36:52 UTC 2010

Robson. Eu concordo com vc em linhas gerais, mas discordo em alguma medida,
pouca é verdade, mas pontualmente em algo que de acordo com o ponto de
leitura de cada um pode acabar sendo crucial nesta discussão sobre uso da
versão Beta.

Eu acredito que um usuário iniciante no linux possa se desmotivar ao usar
uma versão Beta, e por isso realmente não aconselho muito. Entretanto o
sucesso do linux enquanto conjunto articulado entre ideologia e tecnologia
nunca dependeu da simpatia de usuários novos. Isto tanto é verdade que a
discussão de se usar ou não o linux por este ser ou não amigável é secular.
Quem construiu o linux não foram os iniciantes. Mas os que construíram já
foram iniciantes. Se envolver com os bugs é algo opcional para o iniciante,
e ele pode tanto desanimar como inversamente acabar se interessando ainda
mais. Acho que não podemos mais restringir ou limitar o uso e as discussões
acerca da construção do linux levando em consideração o nível de
conhecimento do usuário. Um iniciante pode não resolver um problema, mas
pode apontá-lo, e quanto mais problemas apontados tivermos mais facilmente
teremos oportunidade de construir. Se um iniciante vai sair falando mal ou
não do linux isto não mudará o desenvolvimento do sistema. Se ele preferir
pagar pelo Windows ou fazer uma cópia pirata o problema é tão somente dele,
haja visto que milhares de pessoas são convidadas mas não obrigadas ao usar
o Linux.

E Paulo, como sua observação foi mais radical que a do Paulo, eu tenho que
dizer que discordo totalmente. Versões Beta não podem ser disponibilizadas
apenas para um grupo de usuários, por mais “cabeças” que estes forem, porque
assim perdemos uma das principais característcias do Linux, que é a de
abertura total do seu desenvolvimento para qualquer um que dele queira fazer
parte. Já pensou se o Linus dissesse um dia que só quem for realmente bom
poderia participar da lista do kernel? Complicado né ...

Gustavo