[Ubuntu-BR] Quero informações

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Terça Abril 6 19:10:47 UTC 2010

Boa tarde, Elio.

Para baixar, você vai precisar, antes de mais nada, escolher qual das
diversas distribuições você quer. Como você não as conhece e essa
lista é sobre o Ubuntu, vou me ater a essa distribuição. Você pode
baixar um arquivo imagem para ser gravado em um CD/DVD ou pendrive
aqui:

http://www.ubuntu.com/

Escolha a imagem mais adequada ao seu computador (Netbook,
Desktop/Notebook, Servidor, etc.) e baixe o arquivo ISO. Para gravar
esse arquivo num CD/DVD, você pode utilizar o programa gravador da sua
preferência, apenas tendo em mente que não basta apenas copiar o
arquivo para o disco, e sim deve-se utilizar a opção "gravar arquivo
de imagem em disco", disponível na maioria dos programas atuais.

Se preferir gravar em um pendrive, sugiro que utilize o Unetbootin,
disponível em http://unetbootin.sourceforge.net/.

Esses passos vão ajudálo a ter um disco ou pendrive bootável, através
do qual você não precisará instalar nada para usar e tomar alguma
intimidade com o sistema. Você apenas coloca o disco no drive (ou o
pendrive numa porta USB) e pede ao seu computador para dar boot por
ele. Se decidir instalá-lo, haverá um ícone na área de trabalho para
isso, mas essa operação deve ser pensada com cuidado, se você decidir
utilizar ambos os sistemas no mesmo computador. Se esse for o caso,
faça backups do seus arquivos, faça uma desfragmentação do Windows,
decida quanto do seu HD você disponibilizará para o Linux, faça um
inventário do seu hardware (placa mãe, vídeo, som, etc.). Só depois
pense em começar a instalar.

se você não for manrter o Windows, basta clicar no ícone de instalação
e ir clicando em "avançar" :-).

Abraço.

Para gravar no CD/DVD ou pendrive,