[Ubuntu-BR] instalar acpi4asus

Cesar Gimenes crg em crg.eti.br
Sábado Abril 3 12:14:02 UTC 2010

Opa! Muito bom, esta chagando a algum lugar.

Em Sex, 2010-04-02 às 23:18 -0300, Paulo Horácio escreveu:
> Grato pelas informações. Não sabia que o kernel poderia ser compilado de
> acordo com as necessidades, creio que é inútil todo processo que fiz até
> agora que nada mais foi do que pegar os .deb do kernel, portanto, um kernel
> não preparado para meu equipamento, de qualquer maneira, não está ao meu
> alcance compilar um kernel específico para meu hardware, não saberia como
> fazê-lo.

Ok, isso é perfeitamente normal, na verdade eu não preciso mais compilar
o kernel desde que saiu a serie 2.5, as vezes eu compilo um modulo ou
outro mas o kernel completo hoje em dia não é mais necessário compilar a
menos que você tenha algo muito especifico ou esteja explorando as
bordas do que o Linux pode fazer.

> [...]
> maravilhado com essa distro, é mais leve e funcionou tudo com exceção do
> touchpad (e não está travado com o fn+f7 não). No entanto todas as teclas FN
> e a rede wi funcionaram automaticamente. Ainda tem um recurso nativo de
> rotacionar a tela que me cativou bastante, pois uso muito o equipamento pra
> leitura, e aquilo é mto útil, de modo que estou pensando em esquecer o
> ubuntu e ficar com esse eeebuntu, é "apenas" 1 problema pra resolver (embora
> grave, já que não faz muito sentido um portátil com touchpad sem funcionar).

Ok, quanto ao touchpad podemos tentar configurar na mão, eu não faço
isso desde que instalei Linux no meu Thinkpad, fazem muitos anos.

Tente isso:

Edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf e inclua a seguinte sessão:

Section "InputDevice"
    Identifier  "Touchpad"
    Driver      "synaptics"
    Option      "SendCoreEvents"	"true"
    Option      "Device"		"/dev/psaux"
    Option      "Protocol"		"auto-dev"
    Option      "HorizScrollDelta"	"0"
    Option      "MaximumTapTime"	"200"
    Option      "ClickTime"		"50"
    Option      "VertTwoFingerScroll"	"1"
    Option      "HorizTwoFingerScroll"	"1"
    Option      "VertEdgeScroll"	"0"
    Option      "HorizEdgeScroll"	"0"
    Option      "SingleTapTimeout"	"400"
    Option      "FastTabs"		"0"
    Option      "VScrollEmuOff"		"1"
    Option      "VertScrollDelta"	"80"
    Option      "SHMConfig"		"1"
    Option      "CircularScrolling"	"1"
    Option      "CircScrollTrigger"	"8"
    Option      "CircScrollDelta"	"0.14"
    Option      "TapButton3"		"2"
    Option      "TapButton2"		"3"
EndSection

E reinicie a maquina.
Isso é um tiro no escoro, mas vale uma tentativa.

> O ponto negativo fica por conta dos softwares serem antigos, do jaunty por
> exemplo, de modo que não consigo instalar a cairo-dock por exemplo, pois
> pede uma biblioteca que tem no karmic mas não tem no jaunty. E aí surge uma
> outra pergunta: é possível adicionar os repositórios do karmic nesse
> eeebuntu para instalar softwares como firefox 3.5.8, cairo-dock versão
> atual, gnome-do versão atual...? Quais seriam os repositórios do karmic que
> devo adicionar?

Melhor que adicionar os repositórios do Karmic é procurar por
repositórios backport do Jaunty é mais seguro que misturar versões de
pacotes. Assim você tem certeza que não vai quebrar as de dependências.

--
Cesar Gimenes
http://crg.eti.br