[Ubuntu-BR] ATA: softreset failed (device not ready)

Rafael Almeida almeidaraf em gmail.com
Segunda Setembro 28 01:50:08 UTC 2009

Daniel Salles Corrêa de Oliveira <haredan8 em ...> writes:

> Prezados mestres,

Prezado

>    Por questões ideológicas, sismei de instalar Linux em meu computador

As questões ideológicas. As questões tecnicas. As questões filiológicas. Eu vivo
pelas questões. Perguntas sem respostas. As questões mais bem respondidas foram
aquelas que alguém respondeu. Depois eu respondi. Depois eu pensei. Depois eu
re-pensei e foi por aí.

> - e não me arrependo -, mas ainda sou totalmente ignorante no assunto e

Se dizer ainda ignorante é querer ser alguma coisa. O caminho de querer ser é a
infelicidade da não-conquista. Concentrar no que já se é. Aprimoramento e
felicidade. Uma vez já sendo, só se pode ser mais. Dentro de você mesmo existe
tudo que você precisa, exigir aprovação, validação, utilidade do exterior não
resolve muito. Talvez atrapalhe.

> tenho enfrentado alguns problemas que não sei como resolver.
>    Assim, por gentileza, peço uma força de vocês e começo pelo
> começo...:

Esse começo é muito avançado para mim. Entender esse erro iria requerer um
entendimento muito maior sobre o funcionamento do hardware. O conhecimento de um
erro hardware. Um ``device'', dispositivo. Softreset, que coisa ESTRANHA. ATA eu
sei, mas só. ATA é um protocolo de comunicação de hardware HD usa, CDROM usa,
sei lá mais o que usa.

>    Logo após o sistema está iniciar, aparecem as duas linhas que seguem:
>
> "[    X.XXXXXX] ATA1: softreset failed (device not ready)
> "[    Y.YYYYYYY] ATA2: softreset failed (device not ready)",
>
> em que as letras "X"  e "Y" representam algarismos distintos entre si e
> entre cada início de atividade do computador.
>    O que isto significa? Tem alguma conseqüência no funcionamento da
> máquina? E, caso afirmativo, como eu poderia solucionar o problema?

Algumas respostas já foram dadas e eu não repetirei
Uma pesquisa no google agora farei:
    ATA1: softreset failed (device not ready)
te convido a o mesmo digitar
se seu inglês for espetacular

Eu chuto que se o problema fosse no HD
sem ubuntu estaria você
Conseguiu fazer a instalação?
Se sim, o problema deve ser no cd então

Consegue tocar um CD?
Coloque no drive e tente pra gente vê

Se o problema for na instalação
all_generic_ide na hora do boot pode ser a solução
Isso é um parâmetro do kernel
que vai mandar o driver que dá o erro para o céu

Se você chega a ver o grub (tela azul cheio de nome de sistemas)
tente fazer o esguinte esquema:
"press escape when grub loading message appears, press e, select kernel line,
press e and add this [all_generic_ide] at the end after a space"
Traduzindo maisomena:
aperte ESC quando a mensagem de carregamento do grub aparecer
aperte e
escolha "kernel line" (linha do kernel)
aperte e
adicione isto all_generic_ide no final depois de dar um espaço.