[Ubuntu-BR] Kaspersky Anti-Virus for Linux Workstations

Sábado Setembro 12 21:40:08 UTC 2009

Antes de mais nada, queria te pedir que lesse novamente o que eu
postei anteriormente, apenas para ter certeza que me entendeu.

2009/9/12 Anderson Duarte <andersonrizada em gmail.com>:
> Voce está completamente enganado João.Caso voce não saiba, os antivirus para
> Linux, não são para detectar worms e outras pragas no Linux e sim, eles são
> feitos para rastrear e deletar vírus de.... Windows!!

Sei disso.

> Isso mesmo, vc instala um antivirus no Linux pra matar pragas do Windows!
> Ora, vc deve se perguntar o porque disso né ?

Não, não me pergunto o por quê disso, não.

> Simples. Existe varios fatores e um deles é que vc pode simplesmente ter um
> file server em sua empresa que use Linux, porem as estações Windows. Um
> arquivo infectado com um virus dentro de um servidor de arquivos Linux é
> inofensivo, porem quando os clientes acessarem este servidor, poderam
> comprometer as suas maquinas.

Isto é um caso específico, cada vez mais raro -- pelo menos aqui em PE
-- de um ambiente de redes mistas. Não significa que um usuário comum
precise de antivirus em seu Linux. E mais: qualquer linux sysadmin
saído da faculdade conhece algumas ferramentas e metodologias de
proteção que não contemplam alocação de tempo de CPU para manter em
execução um daemon que será pouco utilizado, ou lembrado de ser
executado, numa rede com processos de segurança.

> Caso como o do amigo que citou que usa Linux na empresa em sua estação dá no
> mesmo. Ele pode pegar um pendrive, cd, hd externo etc.. com arquivos de
> terceiros q

Primeiro: me mostre um caso real de um pendrive infectado ter seu
virus transferido para uma máquina com Linux e depois esse mesmo virus
tenha se replicado num segundo pendrive, ou hd na máquina, mesmo com
partição fat ou ntfs. Se me mostrar, estará provado que viroses para
Windows afetam PCs com Linux -- e eu perco um monte de clientes que me
vêm para retirar suas infecções que seus maravilhosos antivirus são
incapazes de detectar e eliminar.

Segundo, algo que aprendi na faculdade de biblioteconomia: educar o
usuário evita problemas maiores no futuro próximo. Alguém uma vez
escreveu aqui na lista que não gostava que espetassem pendrives em seu
PC porque ele ficava parecendo uma prostituta. Desde que li isso não
deixo mais que espetem pendrives para nada -- existem servidores de
arquivos para pegar arquivos de alguém. Quem usa Windows em sua
workstation que se preocupe em verificar por virus.

Volto a repetir: preocupar-se com virus é coisa de quem não tem nada
mais importante para fazer.

João Santana

Enrolado para normatizar TCC, monografia, dissertação, ou tese?
Escreva um email para mim!

+++
"Uma coisa é ser agnóstico; outra, distinta, é considerar mera
estupidez o que não pode ser explicado pela razão; uma coisa é ser
ateu; outra, distinta, é achar que os crentes merecem a fogueira —
ainda que seja a da desmoralização. Uma coisa é ser laico e advogar um
estado idem; outra, diferente, é perseguir as religiões e os signos
religiosos. Uma coisa é defender firmemente que a religião não
degenere em fanatismo e sectarismo; outra, distinta, é perseguir
fanática e sectariamente os que fazem questão de evidenciar a sua
religião." Reinaldo Azevedo.