[Ubuntu-BR] atualizar do 8.04 para 9.04

Quinta Setembro 10 16:26:38 UTC 2009

2009/9/10 Regis <regis em ad.arq.br>

> Boa tarde Xisberto e colegas. Obrigado pela resposta.
> Fiz a atualização e tudo ocorreu bem. Foi absolutamente simples e
> automático. Sem perda de dados ou configuração.
> Ao colocar o dvd live do 9.04 o sistema identificou o conteúdo e sugeriu
> a atualização. Demorou algumas horas, solicitou poucas confirmações e
> não houve notificações de erro.
> Havia feito o backup em uma das partições livres por precaução.
> Fiz portanto uma atualização e não uma instalação limpa e aparentemente
> o resultado foi satisfatório.
> [...]

Não, longe disso, a swap degrada a performance do PC, a medida que seja
requisitada.
Entretanto, como você trabalha com programas gráficos, cujos arquivos
abertos tendem a ser em um número considerável e cada qual com um tamanho
também considerável, é provavel que você vá precisar de um swap em momentos
críticos, isto é, quando a memória física acabar. Assumindo que seja PC
desktop e que você NUNCA vá utilizar hibernação, então você poderia pensar
em colocar 512M a 1G de swap. Se nunca utilizar, não sentirá perda de
performance, mas se um dia precisares de mais que 4G, terás mais esse
pouquinho do disco (512M a 1G) para satisfazer as tuas necessidades (pelo
menos até colocares mais um pente de 4G na máquina). A não ser por esse
"futuro", fora com swap.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.