[Ubuntu-BR] Ubuntu server com LVM físico ou lógico?

Filipe Fedalto filcobra.l em gmail.com
Quarta Setembro 2 21:19:15 UTC 2009

Vitor, pessoal, boa tarde!
Este servidor não é para uso em produção. Como terá backups agendados
periodicamente, com uma periodicidade que nos atende satisfatoriamente, não
há a necessidade de utilizar o RAID, pois há tempo suficiente para retornar
algum backup, em caso de falha.

Quanto ao LVM: minha intenção é usar LVM por causa da facilidade de
adicionar novos discos, quando o espaço destes for chegando ao final, sem
precisar criar novas partições, ou seja, apenas "aumentando" o espaço da
partição direcionada para as VMs. Isso eu sei que o LVM me permite fazer.

A dúvida é porque além do gerenciamento de LVM pelo próprio Kernel do linux,
eu tenho a possibilidade de gerenciar LVM pela própria BIOS da DELL.
Aparentemente, o gerenciamento de LVM pela BIOS me parece mais robusto, mas,
por outro lado, não sei se teria tantos recursos quanto o do próprio Linux.
Por isso pergunto, se alguém já teve experiência com ambos, ou mesmo com
apenas um destes dois modos, quais os prós e os contras.

Abraços,

FILIPE FEDALTO
ffedalto em eaibrasil.com.br
http://www.eaibrasil.com.br