[Ubuntu-BR] Ubuntu no Laptop Intelbras i415

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Domingo Outubro 25 12:20:57 UTC 2009

Em Dom, 2009-10-25 às 07:59 -0200, Márcio H. Parreiras escreveu:
> [...]
>           vendor: Intel Corp.
>           physical id: 20
>           bus info: cpu em 0
>           version: 6.6.1
>           serial: 0001-0661-0000-0000-0000-0000
>           slot: uPGA-478
>           size: 2GHz
>           capacity: 2GHz
>           width: 64 bits
>           clock: 133MHz
>           capabilities: boot fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce
> cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2
> ss tm pbe x86-64 constant_tsc up arch_perfmon pebs bts pni dtes64 monitor

Isso é deveras interessante, porque quando eu comprei o meu computador
pessoal (não esse laptop) eu o comprei como 32 bits (consta até da nota
fiscal) e no entanto, ao rodar esse comando eu vejo isso:

*-cpu
          product: AMD Sempron(tm) Processor 2800+
          vendor: Advanced Micro Devices [AMD]
          physical id: 1
          bus info: cpu em 0
          version: 15.12.2
          size: 1600MHz
          width: 64 bits
 capabilities: fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic
sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush mmx fxsr sse sse2 syscall nx
mmxext fxsr_opt x86-64 3dnowext 3dnow up pni lahf_lm

Isto indica que eu já tenho, há mais de três anos, um processador de 64
bits e não estou usando suas capacidades plenas? Eu mato o vendedor da
Alltec, depois de me matar, é claro... rsrsrs

> De qualquer forma, prefiro usar as versões 32 bits, pois alguns softwares
> ainda tem problemas quando rodam em versões 64 bits.

Desde que Java e Flash passaram a rodar OK, eu não preciso do resto.

> Quanto à sua questão, não recomendo tentar usar a porta USB do modem, pois
> já vi assim em máquinas Ruindows, não fica muito estável, perde conexão,
> etc. (o S.O. também colabora, hehehe...). Nem sei se funcionaria no Linux,
> nunca tive interesse em tentar. A idéia do Pedro, de usar um AP, é a mais
> indicada, pois o melhor do notebook é a mobilidade.

O problema é que em minha cidade não há acesso wireless aberto. Os dois
únicos provedores somente oferecem acesso através de antenas que são
conectadas a routers que, por sua vez, interagem com a placa wireless
dos notebooks. Desta forma eles mantêm o "controle" e você precisa pagar
assinatura mensal e fica dependendo do hardware que eles vão instalar
(sem falar que não suportam Linux). Eu já pago um acesso Velox por fio e
não gostaria de pagar outro para o notebook -- e muito menos gostaria de
migrar para o acesso "wireless" (ehm...) de minha cidade pois o link é
mais lento do que o do Velox.

> Mas Pedro, você esta querendo vender seu peixe (digo, AP), ou foi só uma
> impressão minha? :-)

Pode ser... rsrsrs Mas eu até fiquei interessado, porque isso também
permitiria que eu conectasse os dois computadores para troca de
arquivos, ou não?