[Ubuntu-BR] Ubuntu no Laptop Intelbras i415

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Domingo Outubro 25 00:23:57 UTC 2009

Bem, amigos.

Decidi fazer uma graça para a "patroa" e comprei-lhe um Laptop Intelbras
i415. A gracinha vem com processador Intel Celeron (32 bits, portanto) @
2200 MHz, 2GB RAM, 160GB HD SATA, DVD-RW drive, 3 entradas USB, 1
Ethernt, uma saída de TV, uma conexão telefonica, um leitor de cartão SD
e a conexão AC. O único "senão" é a placa de vídeo sis671 (também
conhecida como "a nova Trident", ou seja, simplesmente a pior que
existe).

Esse computador veio de fábrica com o Insigne Linux, que eu simplesmente
achei uma bosta. Ele não havia sido instalado com a senha da "licença"
que permite acesso aos repositórios da insigne e não havia nenhuma
interface indicando onde eu pudesse informar a tal senha. Embora o
insigne nada amis seja do que o Debian Lenny com algumas configurações e
alguns pacotes próprios da Insigne, quando tentei instalar algo dos
repositórios oficiais da Debian ele me mostrou um monte de mensagens
assustadoras dizendo que eu estava instalando programas "suspeitos", de
desempenho "não confiável" ou "não testados". Ao mesmo tempo ele marcou
para desinstalar um monte de pacotes da Insigne de que depende o desktop
para funcionar. Para ficar livre disso eu usei o CD de recuperação e
reinstalei o sistema informando a senha, mas aí a placa de vídeo e o
flash não funcionaram de jeito nenhum!

Enfim, depois de dois dias martelando a cuca, me convenci de que o
Insigne só estava lá mesmo para que o notebook fosse vendido barato e o
comprador instalasse Windows piratovsky. Mas eu instalei Ubuntu, é
claro.

Tudo funcionou às mil maravilhas, com um driver restrito para a placa de
rede e tendo de baixar da internet um pacote "suspeito" contendo o
driver da SiS.

De modo que agora o sistema está 100% funcional. Só não tem aceleração
3d porque a tal SiS 671 não tem mesmo isso.

Agora eu queria a ajuda dos mais experientes da lista para resolver o
último obstáculo para que o note rode sem probelmas aqui em casa.

Eu tenho um modem Siemens SpeedStream 4200 roteado que eu acesso via
eth0 com dhcp no meu desktop padrão. Como o modem só tem 1 interface
eth, eu pensei se não haveria uma forma de acessar usando a interface
usb. Isso permitiria que a minha esposa usasse o notebook para navegar
na internet mesmo em minha ausência em casa, sem necessidade de mudar a
conexão dos cabos de rede (algo que ela não sabe fazer e nem quer ter o
trabalho de aprender).

O problema é que o modem não é reconhecido imediatamente. Na internet,
só más notícias falando de compilação de driver e, em alguns casos, até
de compilação do kernel (brrrrrr!).

Vocês sabem de um jeito para fazer isso ou deveria comprar um switch?