[Ubuntu-BR] TeX

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quinta Outubro 22 00:52:45 UTC 2009

Em Qua, 2009-10-21 às 21:48 -0200, Tiago Branquinho escreveu:

> Caros colegas;
> Estou tentando aprender a utilizar o TeX, mas não consigo encontrar
> nenhum material para analfabeto em TeX,

google: pt-lshort.pdf

>  tipo um passo a passo para criar um artigo e abrí-lo, todos os
> materiais que encontrei já inicia com os códigos, ou ensina com os
> programas para Windows.

TeX (principalmente) e LaTeX (um pouquinho menos) É CÓDIGO. Se você não
quer escrever código, use OpenOffice.

O desafio a que você está se propondo é um desafio para quem gosta de
aprender e não tem medo de ler apostila.

>  Instalei os Texmaker, JabRef, Referencer pelo Sinaptic, e não
> consegui compreender e nem abrir e instalar o abnTeX.

O pacote abnTeX é cheio de bugs e seu uso só é recomendado para usuários
intermediários a avançados.

> Caso alguem tenha experiência neste tipo de programa ou tenha material
> que possa disponibilizar agradeço.

Pode me contactar em PVT, mas somente depois que ler  a "Não Tão Pequena
Introdução". Duas vezes.

> Utilizei os códigos abaixo (através de um tutorial no youtube) e dá
> erro
>

> \documentclass{beamer}

Você quer fazer uma apresentação? O AbnTeX não é para isso, ele é para
formatar monografias.

Vou te dar a dica de um preâmbulo basicão:

\documentclass[12pt,brazil]{scrbook}
\usepackage{type1ec} OU ENTÃO {lmodern} OU ENTÃO {cm-super}
\usepackage{mathptmx}
\usepackage[scale=0.92]{helvet}
\usepackage{ucs}
\usepackage[utf8x]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}

\begin{document}
\frontmatter
\begin{abstract}
\end{abstract}
\tableofcontents
\mainmatter
\addchap{Introdução}

\chapter{Título}

\backmatter
\begin{thebibliography}
\end{thebibliography}
\appendix
\chapter{Título}

\printindex
\end{document}

Esse modelo adiciona um resumo (abstract), um sumário (tableofcontents),
um capítulo não numerado (addchap), um capítulo numerado (chapter), uma
bibliografia e um capítulo de apêndice, com um índice remissivo ao
final.

Os comandos \frontmatter, \mainmatter e \backmatter só existem nas
classes book e scrbook. Os comandos \appendix e \tableofcontents não
aceitam opções. Você também pode terminar o documento escrevendo \bye,
mas é mais elegante usar \end{document}.

Em LaTeX tem que haver um \end para cada \begin, tal como em HTML.

Mais que isso é inútil eu te explicar sem você ler a Não Tão Pequena
Introdução. É como ensinar física para quem não sabe a tabuada. Leia-a.