[Ubuntu-BR] Manutenção do sistema

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Quarta Outubro 21 15:43:39 UTC 2009

> Olá pessoal,

Olá

> passados 6 meses de uso do ubuntu, sugiu-me uma dúvida:
>
> tem/tenho que executar algum procedimento/ferramenta para manter o sistema
> em "ordem"?
>
> pergunto, porque no ambiente windows era acostumado as rotinas de passar
> scandisk, desfragmentador, limpeza de registro, limpar cache, vacinar
> etc...
>
> desde já agradeço a atenção
>
> --
> Jean Pierre Jochen

No GNU/Linux a operação de verificação de clusters perdidos é feita
automaticamente de tempos em tempos pelo fsck, você não precisa fazer nada a
respeito manualmente.
Não há desfragmentador de disco, porque os sistemas de arquivos são
construídos para utilizarem racionalmente o espaço disponível. Isso não
significa que não haja fragmentação, mas sim que essa fragmentação é pequena
e está sob controle.
Não um "registro" no sentido do Windows, mas se você fica instalando e
removendo programas com muita frequência, é possível que você possa ter
arquivos perdidos. Você pode utilizar o comando "sudo apt-get autoremove"
para removê-los. Ou utilizar o Gerenciador de pacotes para ver os pacotes
perdidos ou quebrados.
O cache é uma funcionalidade do Navegador, não do sistema operacional, você
pode configurá-lo para ser limpo de tempos em tempos, mas como o sistema não
se degrada com o tempo, como no Windows, é possível que você não precise
fazer isso manualmente.
Por último, há anti-vírus para Linux mas, basicamente, servem para verificar
se um arquivo, ou mensagem de e-mail enviados por um computador Windows
contaminado, tem vírus ou não. Não tenho conhecimento de que existam
"vacinas" que rodem em Linux, porque elas não são necessárias. Os vírus não
vão rodar em Linux e, no máximo, o anti-vírus serve para você decidir se vai
passar esse arquivo infectado para frente, ou não. Ele não vai afetar o seu
sistema, mas pode afetar o da pessoa para quem você o encaminha, se ela usar
Windows.

Abraço.