[Ubuntu-BR] Tá liberado o formulário de pedido de envio do Karmic Koala 9.10.

Sexta Outubro 16 18:18:05 UTC 2009

2009/10/16 Salles <salles.web em gmail.com>:

> Não me recordo das exigências... mas acho que P2 233 c/192 ram minimos,
> depois de instalado só utilizará 45Mb de ram.
> Dá uma lida no site do lxde, acredito que o Lubuntu ficará bem próximo
> ao informado: http://lxde.org/pt-br/lxde
>
> Salles

Atualmente o único jeito de ter um LXDE em um sistema Ubuntu realmente
mínimo é instalar o sistema base via alternate CD e depois, com acesso
a Internet, instalar o LXDE a partir dos repositórios. Vai ficar
faltando um bocado de coisas, por exemplo, não tem instalador de
impressoras.

E o sistema não é tão mínimo assim, vai precisar ter um bom disco e
boa memória. Pode até ser que em 192M RAM funcione, mas não recomendo
em máquinas com menos de 256M, a não ser que você simplesmente o use
como um boot para um terminal gráfico remoto (o chamado terminal
burro!). Isso porque o que consome mais RAM realmente não é o sistema
operacional, e nem mesmo o X e o WM, mas as aplicações que rodarão e
suas gulosas bibliotecas. Como alguém falou aí atrás não é uma
micro-distro, nem um macro-distro (as normais), é uma espécie de
mid-distro, para computadores com menos memória e processamento que os
atuais, mas não tão antigos assim.

Diz o pessoal que vai sair a versão LUbuntu (Ubuntu com LXDE) já agora
no 9.10. Sinceramente acho que ainda não vem. Estive acompanhando
alguns testes e ainda não havia um installer funcional a coisa de 2
semanas atrás. Mas posso estar enganado e eles conseguem estabilizar
uma versão até fim do mês.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.