[Ubuntu-BR] ClamAV limpar arquivo infectado

Terça Outubro 13 18:07:45 UTC 2009

2009/10/13 hamacker <sirhamacker em gmail.com>:
> Olhei agora, o Avast para Linux é free (do tipo cerveja gratis) para
> uso nao-comercial.

Caras, não sei agora, pois já faz um tempinho que não me atualizo
sobre isso, mas da última vez que tentei instalar um antivirus
comercial no Linux, simplesmente desisti. No site do fabricante, tu
tinhas que instalar até módulo do kernel para ele funcionar!

Agora, cá pra nós! Se o arquivo está literalmente bichado (com vírus),
tentar limpar o arquivo só tem sentido se você não tem o backup limpo
do arquivo e NECESSITA urgentemente do conteúdo.

Via de regra arquivos de documento com vírus estão com vírus de macro,
o que significa que o arquivo, mesmo removendo-se as macros
infectadas, já não será o mesmo. Dessa forma, para servidor não vejo
como aplicar tal técnica, pois corromperia o arquivo. No desktop dá
pra fazer de forma controlada (eu sei mais ou menos se o arquivo
corrompido me serve ou não), mas aí, não seriam 500 arquivos ao mesmo
tempo, seriam 1 ou 2, e dá pra fazer como eu sugeri antes: abre no
OpenOffice e apaga as macros na mão!

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.