[Ubuntu-BR] Coisas que ainda me chateiam no Ubuntu, simples comentario

Sexta Outubro 9 21:19:16 UTC 2009

2009/10/9 Marcelo Silva <marcvan em ig.com.br>:
> [...]
> hoje já está belezinha.
> Video era um ó, configurar hoje está 10.
> Definição de fontes na tela... hoje já esta 10 e a cada versão melhor.
> Alguns aplicativos fechavam do nada, hoje já estão bem estáveis.
> Esses são apenas alguns, pra citar...
>
> Agora algumas coisas que ainda me chateiam:
>
> 1- As configurações de rede insistem em não fixar. Sempre que configuro
> meu IP Manualmente (pois preciso por causa do proxy) o sistema insiste
> em criar uma outra conexão com valores default e utilizar ela ao invés
> da minha. Ai toda vez preciso clicar na minha pra rede começar a

Basta não usar o NetworkManager nem o nm-applet. Mas aí tu vais ter
que configurar a rede na mão.

> 2- Os icones são criados na area de trabalho quando vc conecta um
> pendrive ou coloca um CD, ou conecta a uma pasta na rede. ele vai
> criando icones na area de trabalho e bagunça tudo. Depois quando voce
> reinicia os icones não estão mais lá e fica aquele buraco.

Isso é chato, mas só acontece com quem polui propositadamente a área
de trabalho com arquivos e outros ícones, como se costuma a fazer no
Windows. Arquivos temporários no Linux devem ir para /tmp (inclusive
tem apagamento automático no boot).
E ícones de aplicação no menu. Se quiser uma coisa mais rápida (tipo
lançador rápido, mas tudo organiado) tenta o applet drawer (gaveta).
Lá você pode por qualquer coisa, desde um lançador de aplicativo até
um link (.desktop) para um arquivo (pdf, txt, ods - tudo funfa). Pode
por vários deles e modificar o ícone, background, cor etc. para
personalizar cada um e podes organizar os arquivos (links) por
tipo/projeto etc.

> 3- Não existe uma reordenação automática dos ícones na área de trabalho
> e toda vez que um novo icone é criado, lá vamos nós arrumar tudo denovo.
> (o windows tem essa opcao :) ).

Eu particularmente deixo a área de trabalho sempre livre. Odeio coisas
cobrindo as minhas figuras do desktop (que por sinal modifica-se a
cada 30 min.)

> 4- Quando é atualizado o kernel o grub vai criando entradas deixando os
> antigos... ué, se atualizei então já deveria retirar o antigo né :).

Não, porque você instalou um novo mas não desinstalou o antigo. O
kernel, assim como qualquer aplicativo é um pacote (na verdade um
conjunto deles) que é gerenciado do mesmo jeito. Se você não quiser
mais um kernel você deve desinstalar. Para deixar o sistema fazer isso
automaticamente, instale o statupmanager e configra isso lá, ou então
configura na mão o /boot/grub/menu.lst.
Mas, sinceramente, toma cuidado com isso. Se der um pau qualquer em
uma atualização do sistema e você não tiver um boot alternativo, pode
ser no mínimo difícil consertar o problema. Normalmente é mais rápido
re-instalar o sistema. Com um boot alternativo, então você pode
simplesmente escolher uma versão anterior (que estava funcionando) e
então tem como continuar usando o computador de forma normal.

Lembre-se que no Linux é VOCÊ que está no domínio do sistema e não o
sistema que está no domínio sobre você!

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.