[Ubuntu-BR] Alocar espaço em branco do HD

Carlos Ribeiro crbrold em gmail.com
Segunda Novembro 23 21:39:32 UTC 2009

Se o sistema é Ubuntu cria uma entrada assim no fstab:

# /winsda1 was on /dev/sda1 add by CR
UUID=709839EC9839B188 /winsda1        ntfs
defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       0

1 - A linha que começa com "#" é apenas um comentário e não é obrigatória,
mas ajuda a
    quem ler entender rapidamente

2 - O código UUID pode ser encontrado digitando, no terminal, o comando:
     ls -l /dev/disk/by-uuid

3 - O segundo campo "/winsda1" é o ponto de montagem. Deve ser criado com o
comando
     sudo mkdir <diretório>

4 - O terceiro campo é o sistema de arquivos;

5 - O quarto campo são as opções de montagem:
defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46
     Digitando   man mount  se encontra explicação para estas e outras
opções.

6 - O quinto e o sexto campos, neste exemplo preenchidos com zeros, são
opções de
     verificação. Estes deixo para quem tiver mais conhecimento explicar.

CR