[Ubuntu-BR] codecs são separados para cada software de reprodução?

Paulo Horácio horacllos em gmail.com
Domingo Novembro 22 15:14:09 UTC 2009

Eu instalei o ubuntu-restricted e então passei a ouvir mp3 e assistir filme
em diversos formatos (avi, flv, rmvb, mpg) pelo reprodutor de filmes. Meu
player de áudio~;vído preferido é o VLC, que o uso inclusive no Win, mas no
Linux ele só reproduz o áudio, ouço mp3 mas os vídeos só são reproduzidos o
áudio. Os codecs são separados de modo que eu devo instalar também os codecs
para o VLC reproduzir esses formatos? e como posso fazer isso?

qual outras sugestões de player de vídeo? Tentei instalar o totem (xine) -
algo parecido - mas nada apareceu no menu de aplicativos.