[Ubuntu-BR] PORQUE EU GOSTO DO LINUX (parte 1)

Ronaldo G. Müller mullerrg em hotmail.com
Quarta Novembro 18 01:33:10 UTC 2009

Porque,
em computação, eu sou “cria” de Sistemas UNIX - aprendi UNIX
antes mesmo de aprender o velho CP/M,o sistema operacional para
microcomputadores dos processadores de 8 bits, um precursor do DOS
para os de 16 bits, de então;

Porque
Linux é um sistema UNIX-like, ou seja, é um clone, ou
re-desenvolvimento do UNIX, criado na década de 1960;

Porque
Linux tem código aberto, ou seja, é possível reescrevê-lo, no
todo, ou em parte, para melhorar, corrigir ou adequar suas funções
a um novo hardware;

Porque
Linux, como UNIX, veio do ambiente acadêmico, na forma de trabalho
de fim de cursos de graduação e de pós-graduações.O objetivo de
seu desenvolvimento não foi comercial, mas científico, tal como é
o Linux;

Porque
Linux é um sistema operacional desenvolvido por uma “turma do
bem”, eu assim creio, pois todos os envolvidos,
 comunidade
acadêmica em todas as partes do mundo, trocam idéias e o próprio
código, entre si, no afã de obter omelhor resultado. Como o código
é aberto (Open Source), está disponível, contínua e
amplamente, a ser auditadocontra erros e funcionamento errático e
até mesmo contra o código malicioso, produzido com intenção de
prejudicar.Um programa, sistema ou pacote Open Source
é oferecido na sua forma “fonte” (source, ou codificação
original,em linguagem de alto nível, geralmente na linguagem”C”),
para ser tornado executável na sua máquina,mediante a compilação
local. Diferentemente de sistemas de código proprietário onde,
salvo algumas exceções,não se tem acesso ao código fonte
original;

Porque
Linux é free, ou seja, não é pago, podendo ser obtido pela
rede, em locais denominados repositórios,distribuídos em vários
servidores em diversos locais do mundo, ou até mesmo solicitado em
CD-ROM;

RGMüller