[Ubuntu-BR] nada satisfeito com o ubuntu

Salles salles.web em gmail.com
Segunda Novembro 16 13:34:05 UTC 2009

Em Seg, 2009-11-16 às 10:49 -0200, Marcelo Silva escreveu:
> ...Só a titulos de comparação, que aqui quando adiquiriu a máquina seja ela
> recente ou antiga, que não recebeu um CD cheio de drivers pra tudo na placa
> mãe, além do Windows pra instalar ????
> Sera que o windows funciona redondinho sem o CD de drivers que acompanha a
> placa ???
> Agora com o Linux (seja ubuntu ou outro) não é só colocar o CD e pelo menos
> 90% das coisas funcionam ? Pois é pessoal, vamos analizar melhor antes de
> dar um veredito...

Levei 3 dias (cerca de 9 horas) para instalar um XP e Ubuntu na máquina
de um vizinho, como já citei aqui anteriormente.
Não tive problemas com o Ubuntu, salvo corrigir o pacote de idiomas,
coisa de 10 minutos máximos.
O Windows não reconheceu a placa de rede, de áudio, não haviam drivers
da mother... tive que "me virar" para conseguir ao menos o driver
Realtech da rede para conseguir andar. Após conseguir todos os drivers,
o áudio do DVD não funfava e, confesso, não sabia o que fazer até que um
amigo nosso da lista me mandou instalar o k-lite codecs.
Para minha satisfação, esse usuário está felicíssimo e praticamente só
usa o Ubuntu.
Mas eu pergunto: Ele teria conseguido colocar o XP para funcionar, se
não fosse minha interferência?

Eu citei que houve precipitação no lançamento do 9.10 e justifiquei
minha opinião. Mas, sinceramente, mesmo com todas as dificuldades
encontradas com drivers proprietários, o Ubuntu dá "banho" no Windows em
termos de instalação a nível de usuário doméstico.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632