[Ubuntu-BR] [Off Topic] Idiomas e alternativas (Era Ativar Num Lock na inicialização 9.04)

Salles salles.web em gmail.com
Domingo Novembro 15 19:13:26 UTC 2009

Em Sáb, 2009-11-14 às 16:21 -0200, Leonardo Bergamo escreveu:
> Salles,
> Eu não discordo da importância de falar outras línguas.  Me viro bem no
> inglês, e no espanhol também, e até arranho alguma coisa de italiano.
> Mas entre aprender outra língua para crescer e denegar a própria língua
> a segundo plano tem uma grande diferença.

É verdade, Leonardo, mas isso está parecendo um efeito estufa, o "peso"
da importância de outras linguagens está crescendo, e pior, isto está
partindo dos meios didáticos e culminando nos meios profissionais,
restringindo a educação superior e oportunidades de melhor colocação
profissional a quem "pode pagar" pelos cursos.
A educação colegial estatal, por exemplo, administra pessimamente o
ensino de outras línguas e raros são os alunos que conseguem uma
pontuação significativa nestas em concursos. Quando o conseguem, serão
crucificados no ensino superior e mal conseguirão dar conta do recado.
Se, casualmente, conseguirem concluir o ensino superior, poucas chaces
terão no mercado de trabalho.
Embora isto vá aumentar o post, devo citar que tenho esse exemplo em
casa:
Dos 50 que ingressaram em odontologia na UFRJ, apenas 5, dentro eles
minha minha (felizmente), concluirá no próximo ano os períodos sem
pendências e partirá para um mestrado ou especialização. Isto se deve
principalmente ao fato de poder acrescentar as literaturas "importadas"
no seu aprendizado e permitir-lhe desenvolver projetos científicos com
essas bases. Sem isto, estaria "perdida" como os seus 45 colegas que,
segundo ela, dificilmente concluirão o curso e alguns só atuarão na
profissão por serem "filhos" de profissionais que os encaminharão em
seus próprios consultórios.
Meu filho, no primeiro período de nutrição na UERJ, é um dos poucos que
se destacam nos "trabalhos" por ter fluente o inglês e poder lidar com
literaturas específicas.
Um detalhe a acrescentar:
Qualquer trabalho científico efetuado por um acadêmico brasileiro que
será apresentado em algum congresso no exterior terá que ser feito em
inglês. Felizmente o oposto ainda é exigido para que estudantes
estrangeiros o façam no Brasil.
No entanto, uma das apresentações de minha filha foi efetuada por ela em
inglês traduzida na hora, por exigência dos julgadores face a presença
de muitos "assistentes" que não tinham entendimento de nossa linguagem.
Você não julgaria esta exigência absurda?

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389 Linux User 496632