[Ubuntu-BR] Porque PCs de 'supermecado' só vem com outras distro linux e nunca ubuntu.

Jonas Bertucci mestrejonas em gmail.com
Quinta Novembro 12 14:06:25 UTC 2009

Olá Pessoal!

Vi essa discussão e não consegui não comentar.
Existem afirmações muito fortes aqui, que fazem julgamentos pré-concebidos e
um pouco sem noção. Falta tolerância para respeitar e compreender o
diferente, assim como falta educação por parte dos trolls que querem
decretar a verdade como papas.... =)

Primeiro, se queremos divulgar o SL no Brasil, evidentemente é interessante
que se tenham ações no sentido de que os "PCs de supermercado" já venham com
distro linux, não é verdade? Segundo, é evidente que os SL têm que ser
amigáveis para conquistar um público maior. Tem que ser práticos para que
pessoas que tem suas famílias, seu trabalho, etc. também possam valorizar e
participar de alguma forma.

Não é possível explicar toda uma sociedade por conta da sua própria
experiência individual. Não é porque alguém não usa linux que é um imbecil
preguiçoso. Sem dúvidas, a maioria das pessoas que utiliza SL no Brasil o
faz não porque seja alguém esforçado, mas simplesmente porque as condições
sociais e econômicas que viveu o permitiram. No mínimo, teve uma família com
um bom nível de renda para oferecer uma educação de qualidade. Assim, teve
tempo livre para ficar lendo manuais e 'brincando' de programação... O que a
maioria não tem, dadas as imensas desiguadades históricas...

Para mostrar como exemplos individuais não funcionam, eu poderia dar o meu:
faz uns 3 anos que comecei a usar o ubuntu e tive problemas de configuração
em todos os meus computadores. Entrei sempre em contato com a comunidade e
na maioria das vezes o diálogo foi muito difícil ou mesmo ignorado, sem
resolução dos problemas. Senti que, apesar de tudo, parte da comunidade
ainda é bem fechada entre grupinhos que falam a mesma linguagem. E olha que
tenho certo conhecimento de informática! A maioria no meu lugar desiste
mesmo.

Então, resumindo, a questão é que para se difundir o SL não basta achar que
as pessoas é que devem se esforçar. É preciso criar condições amplas e
institucionalizadas de acesso. Por meio de políticas públicas e legislações
específicas, criadas em parceria com as organizações da sociedade civil. É
isso o que tem sido feito e que tem mudado essa imagem negativa do SL e não
o seu isolamento. E mudanças assim não se dão do dia para a noite.

é isso! descupem ter em extendido demais!
Jonas