[Ubuntu-BR] off topic - calc x excel

Fabiano garcia Fonseca fabiano em linuxacessivel.org
Quarta Novembro 11 16:30:05 UTC 2009

Amigos!!

Antecipadamente me desculpem pelo off topic, mas estou em apuros aqui,
com o calc do openoffice e o excel.
Tenho a seguinte situação:
Em um computador com o Ubuntu, preciso deixar compartilhada uma planilha
do excel, que é acessada por esta máquina e por outras duas na rede,
porém essas outras máquinas utilizam Excel. Só que quando a planilha
estiver aberta no computador com o Ubuntu, as máquinas com Excel só
podem abrir este mesmo arquivo somente para leitura. Bom, isto não está
acontecendo, todas as máquinas estão conseguindo abir e gravar a
planilha em simultâneo, só dessa forma os dados ficam desencontrados,
não havendo um sincronismo. Eu até poderia dar permissão de somente
leitura para os usuários da rede, mas aí surge outra questão, quando a
planilha não está em uso no computador com Ubuntu, quem abrir pelo Excel
poderá fazer alterações.
Uma coisa estranha que acontece, é que quando a planilha está em uso no
computador com o Ubuntu, e outra pessoa abre no Excel, este deveria
avisar que o arquivo já está em uso e abrir o mesmo somente para
leitura, mas como mencionei acima, não acontece...
Por favor me ajudem, preciso me desenrolar dessa situação...