[Ubuntu-BR] 3 dúvidas pontuais (ícones no desktop, classificação de músicas e permissões no acesso ao pendrive)

Paulo Horácio horacllos em gmail.com
Domingo Novembro 8 00:06:53 UTC 2009

Olá, estou com algumas pequenas dúvidas, se alguém puder ajudar agradeço

1) existe alguma maneira no ubuntu 9.10 de classificar as músicas? por
exemplo, no windows, a partir do vista, há opção de classificar as músicas
que a gente mais gosta com estrelas, isso facilita muito pra quem possui
muitos álbuns.

2) eu tenho dois atalhos de pastas na área de trabalho e toda vez que faço
logon elas ficam em cima de um outro ícone que fica no canto esquerdo
superior, então as arrasto para o canto inferior direito (local onde as
deixo) mas não adianta, toda vez elas voltam esparramadas no desktop. Por
que isso? (obs: o item "Manter alinhado" está marcado)

3) consegui fazer meu pendrive kingston montar através do "Storage Device
Manager", marcando a opção de deixá-lo montado toda vez, pois até então não
estava montando. Porém eu só posso criar pastas/excluir/salvar arquivos nele
se eu estiver como root, antes não era assim, bastava plugar e eu já tinha
total acesso a unidade. Eu tenho arquivos que preciso estar frequentemente
usando e compartilho em casa e no trabalho, isso é chato porque se eu quiser
editar em casa no ubuntu eu tenho que copiar o arquivo para o hd, editar e
depois entrar como root para salvar o arquivo no pendrive. Será que até uma
pendrive vou ter que contentar com o ubuntu restringindo tudo??? (Às vezes o
excesso de segurança acaba tornando prejudicial a experiência com o OS, e
sinto isso no ubuntu, só não é mais terrível que o maldito UAC da microsoft)

Enfim, aos trancos e barrancos, mais satisfeito do que insatisfeito, estou
paulatinamente deixando de lado o win, dependendo dele, ainda, apenas para
jogar!

Agradeço a ajuda desde já.