[Ubuntu-BR] instalacao ubuntu 9.10

A A tk90x em ig.com.br
Sexta Novembro 6 23:50:22 UTC 2009

Sou iniciante. em Linux.
Tentei instalar o Ubuntu 9.10 após baixá-lo pela internet em um HD bem
antigo e há mensagem de erro dizendo algo do tipo: HD antigo  ou Algum
arquivo corrompido no LiveCD.
O HD consegui formatar no janelas e consigo usá-lo.
Pensei em duas opções:

1)Baixar novamente o Ubuntu (o problema é o tamanho do arquivo) e tentar
novamente instalar no HD.
Há como verificar se há erro no DVD através de algum checksum, ou algo
parecido?

2)Instalar em um outro HD com o janelas para ver se o problema era do HD
antigo. O problema é saber se depois é possível desinstar o Ubuntu sem
problemas.  Esse HD usava só para diversão, baixar programas para verificar
se poderiam ser úteis para mim, etc. No entanto, hoje estou com a área de
trabalho cheia de programas que não gostaria de perdê-los caso não consiga
desinstalar o Ubuntu depois.

Já vi que a transição do janelas para o Ubuntu terá que ser lenta porém com
segurança.
Grato por respostas,
Arc