[Ubuntu-BR] Recuperar resolução em que se inicia Ubuntu 9.10

Fernando Mercês nandu88 em gmail.com
Terça Novembro 3 18:19:19 UTC 2009

Estrano. Está executando o mount como root ou com sudo na frente?

A não ser que no LiveCD do KK não tenha o mount (o que julgo
impossível), pode ser que você tenha digitado algo errado.

Partição raiz e MBR não são sinônimos. Partição é uma divisão lógica
dos milhares de setores do disco rígido. Dizemos que ela é a "partição
raiz" quando abriga o sistema de arquivos raiz (/), do Linux.

MBR (Master Boot Record - Setor Mestre de Inicialização), como o nome
diz é um setor (512 bytes), o primeiro setor do disco rígido, na
primeira trilha (a famosa trilha 0), por isso só existe um MBR num HD.

O GRUB pode ser instalado tanto no MBR quanto no setor de boot da
primeira partição (não necessariamente a partição raiz. Pode ser a
partição que abriga somente o filesystem /boot, por exemplo). Por isso
você deve ter feito a confusão...

Um abraço e boa sorte!