[Ubuntu-BR] Res: Conexão DSL do Ubuntu 9.10

Fernando Mercês nandu88 em gmail.com
Segunda Novembro 2 22:55:03 UTC 2009

Evaristo,

Não acho que os usuários mais experientes deixem de ajudar aos menos
experientes. Inclusive, as listas, fóruns, canais de IRC e outros
recursos estão cheios de mensagens do tipo. No entanto, existem alguns
pontos muito importantes para o nosso aprendizado:

1. Googlar antes de perguntar (é um tema batido, mas que pouca gente
segue. Por conta disso nascem sites caçoando do tipo
www.useaporradogoogle.kit.net)

2. Entender a dúvida e a solução. Muitos usuários dizem simplesmente
"tal coisa não funciona", aí alguém dá a resposta: "faça assim" e o
usuário responde "obrigado". Será que ele sabe o que fez para corrigir
o problema? E se o problema acontecer de novo, será que ele vai
lembrar do que fez ou recorrer novamente aos outros? Acho que deveria
haver mais interesse em aprender e não só em conseguir uma solução.

3. Estudar o básico. A preguiça é um inimigo muito forte. Se todo
mundo que iniciasse no Linux comprasse um livro de R$ 20,00 chamado
"Descobrindo o Linux", tudo seria diferente. Seriam menos perguntas
repetidas e simples na internet e os usuários mais experientes teriam
mais tempo para se dedicar às dúvidas mais complexas.

Todavia, quando acontece o que você falou, concordo que não é o
correto. Não contribui em nada. Mas como em qualquer sociedade, deve
haver uma troca de satisfações. Todos devem se ajudar. Tem uma equipe
de tradução trabalhando dura e voluntariamente para traduzir as
manpages para o português, aí alguém pergunta para que serve o comando
x. Dizer para estes usuários lerem o manual é caçoar? Não! Só não é o
que ele esperava e com certeza, se ele seguir o conselho, nas próximas
vezes resolverá seus problemas muito mais rápido.

Enfim, não gosto de ver ninguém caçoando de ninguém, mas todos
precisam se ajudar.

Abraços,

--
Att,