[Ubuntu-BR] Como Compartilhar internet com Windows ?

Marcio Oliveira mbo1975 em gmail.com
Sexta Maio 29 17:09:10 UTC 2009

Salve pessoal,

Continuo com o problema de não conseguir compartilhar a Internet que
funciona no Ubuntu para o Windows.

A situação atual é a seguinte :

- Instalado e atualizado : Ubuntu 9.04
- O micro com o Ubuntu tem duas placas de rede, uma pra lan e outra pra
internet.
- Samba configurado, funciona o ping do Linux pra Windows e vice-versa,
além disso, já estou conseguindo enxergar as pastas do Ubuntu pelo
Windows (que não conseguia antes). Do Ubuntu para Windows já estava
funcionando e continua.

Configurações de IP do Ubuntu :

IP : 110.110.10.1
Máscara : 255.255.255.0
Gateway : 0.0.0.0

Configurações de IP do Windows :

IP : 110.110.10.30
Máscara : 255.255.255.0
Gateway : 110.110.10.1

No Windows entrei em Assistente de Configuração de Rede e deixei marcado
que o computador se conecta por meio de outro computador da rede.

O que mais posso fazer pra que o Windows conecte na internet pelo Ubuntu?

Acredito que seja uma configuração besta, uma autorização em algum lugar
no Ubuntu ou algo que preciso habilitar/desabilitar, só não faço a
mínima idéia do que seja.

Abraço

Marcio Oliveira