[Ubuntu-BR] Como habilitar a porta serial

Canil dos Orixas canildosorixas em gmail.com
Quinta Maio 28 17:06:50 UTC 2009

On Thu, 2009-05-28 at 10:58 -0300, Ksatrya_Linux wrote:
> Bom dia Lista!
>
> Estou tentando configurar switchs 3com gerenciáveis agora pelo Linux o que
> antes eu fazia pelo o Ruindows mas a porta serial COM1 não está habilitada
> para mim por isso não consigo me comunicar com o switch. Como eu consigo
> habilitar essa porta serial? Obrigado.

Boa tarde,

"COM1" em uma lista linux, acho que voce vai ter que ajoelhar no milho
por pelo menos 4 horas  :-p

Brincadeira a parte, nao sei exatamente como é o sistema de configuracao
do seu switch(é baseado em navegador? e um programa stand alone?) mas
acho que inicialmente vc deve tenta rodar como 'sudo'.

Nao funcionou, entao veja o estado das portas seriais.

'dmesg | grep -i tty'

Abaixo os enderecos de interrupcoes e os IRQ referente as ttyS*(COM):

ttyS0 (COM1) endereço 0x3f8 IRQ 4
ttyS1 (COM2) endereço 0x2f8 IRQ 3
ttyS2 (COM3) endereço 0x3e8 IRQ 4
ttyS3 (COM4) endereço 0x2e8 IRQ 3

Vc pode baixar o setserial (sudo apt-get install setserial)
E brincar com a porta, ele tem ate um autoconfig.

Sem maiores informacoes é tudo um chute.

So uma curiosidade, sempre que eu vou usar a porta paralela no Ubuntu eu
tenho que remover esse modulo "lp" (sudo rmmod lp), ele assume a
paralela, e so removendo.

GUTO