[Ubuntu-BR] Bloquear portas USB

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Terça Maio 26 20:14:41 UTC 2009

2009/5/26 Daniel Alves <daniel em centralborrachas.com.br>:

    Ôlas Alves.

[...] desativar por padrão as portas USB para não aceitar
> entrada de pendrive e similares (maquina fotografica, celular, cartão de
> memória, etc)
> Alguem sabe me dizer o procedimento? e se futuramente eu precisar ativar
> essa porta?

   Pense em módulos. Cada dispositivo é controlado por um ou mais
módulos do kernel. Então, por exemplo para desativar meu mouse de
toque do lap, retiro o "módulo":

#modprobe -r psmouse

   Para voltar a funcionar, subo novamente:

#modprobe psmouse

   Agora, é só ver o que você não quer mais que seja carregado. Mas
sobre o comando aqui:

http://www.linuxmanpages.com/man8/modprobe.8.php

  E sobre kernel e módulos:

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-kern.html