[Ubuntu-BR] Dúvida em exercício no Terminal

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Terça Maio 26 12:35:08 UTC 2009

Em Seg, 2009-05-25 às 16:10 -0300, Aldo Lisboa escreveu:
> Galera, preciso de ajuda!
>
> - Posicione-se no seu diretório default
> $mkdir default
>
> - Delete toda a sub-árvore de diretórios e arquivos a partir deste ponto com
> um único comando
> $cd default
> $rm -f

$ cd default ; rm -rf .

> - Crie dois diretórios com nomes teste1 e teste2
> $mkdir teste1 teste2
>
> - Em teste1 crie o arquivo arq1 cujo conteúdo deve ser a relação longa do
> contéudo do diretório /bin
> $ls -la /etc/ (copiados os dados da lista apresentada na tela)
> $gedit arq1 (colados os dados copiados no novo arquivo e salvo)

$ cd teste1 ; ls -la /bin > arq1

> - Em teste2 crie o arquivo arq2 cujo conteúdo deve ser o texto: “Relação de
> arquivos em /bin”

$ echo "Relação de arquivos em /bin" > arq2

> Na linha seguinte acrescente um comando para exibir o conteúdo do arquivo
> arq1 criado anteriormente, de forma paginada
> $cd ..
> $cd /teste2
> $gedit arq2 (colado o texto “Relação de arquivos em /bin”)
> ***mas não sei como acrescentar um comando para exibir o conteúdo do arquivo
> arq1 criado anteriormente, de forma paginada, daqui pra frente me perco!

$ less  arq1

> - Torne arq2 executável para Dono, Grupo e Outros

$ chmod 777 arq2

> - Renomeie arq2 para arq2.sh

$ mv arq2 arq2,sh

> - Execute o arq2.sh

./arq2.sh ou, como prefiro sh arq2.sh

> - No final do arq1 acrescente a linha: “Conteúdo do diretório /etc” e a
> relação
> longa do diretório /etc

$ echo "Conteúdo do diretório /etc" >> arq1
$ ls -la /etc >> arq1

> - Edite o arq2.sh digitando vi arq2.sh (atenção ao diretório em que está)

$ vim arq2.sh

> - Acrescente ao final da primeira linha “e /etc”
>

> - Salve o arquivo digitando ESC :wq!
>

> - Retorne ao diretório teste1
>

> - Cire um link simbólico para o arq2.sh chamado ponteiro

$ ln -s arq2.sh ponteiro

> - Mude as permissões de arq2.sh para r-x—x---

chmod 522 arq2.sh

> - Execute o ponteiro e observe o resultado

./ponteiro

> - Mais um conceito novo: torne-se administrador com o comando su – .
> Informe a senha de administrador (Note que seu diretório corrente mudou !)

sudo su

> - Mude o dono e o grupo dos arquivos arq1, ponteiro e arq2.sh para root

chown root.root ponteiro arq1 arq2.sh