[Ubuntu-BR] Otimizar menu iniciar + bonus comparacoes Win X Linux

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Quinta Maio 14 13:02:49 UTC 2009

Pessoal, uma coisa que notei, não sei se vocês notaram.
Eu nao uso o menu iniciar padrao quem vem na instalacao do Ubuntu, eu tiro ele e coloco o segundo, aquele que é um icone unico e nele tem todas as opcoes... mais parecido com do windows.
Bem... funciona belezinha...
Acontece que notei que ele demora um pouco pra abrir a primeira vez que é clicado... ja depois outras vai bem... isso ocorre toda vez que inicio a maquina.
Bem, no windows temos como "mexer" no regedit e alterar o delay (velocidade) da abertura do menu iniciar, por exemplo o padrao é 400, mas vc muda pra 100 e ele abre instantaneamente... muito bom :)
Tem como "mexer" nessa propriedade do menu iniciar do Ubuntu pra ele aparecer mais rapido... essa alteracao pode parecer sem muito sentido, mas pra quem mexe na maquina o dia todo facilita muito...
Gosto de "afinar" o sistema depois de instalado. ( mas nao quero script pronto, quero aprender mesmo :) )

Outra questão (construtiva, entendam por favor):

Não sei na maquina de vocês, mas na minha um Sony Vaio Centrino 1.8ghz / 2gb ram tenho feito comparações dos sistemas Ubuntu e Windows XP que por sinal estao na mesma maquina...
Vi que o Windows ainda tem se saido melhor na execução de programas, por exemplo a abertura do BrOffice, Firefox que uso nos dois, é mais rapida no windows.
Programas semelhantes como Explorer (win) e Nautilus (linux) (navegadores de arquivos), o Explorer é mais rápido.
A impressão que dá é que os programas do Linux, são emulados e não executados diretamente ligados ao Kernel.
Uso acesso remoto para logar em maquinas externas, e nisso o Ubuntu tem se saido melhor, até por questoes de seguranca tambem :)

Bem no geral infelizmente tenho que dizer, eu diria é mais "confortável" trabalhar com o windows ainda.

Mas não se preocupem, não vou abandonar o Linux de forma alguma (exceto por força maior rsrsrs)... acho que estou entre os primeiros a baixar e instalar versoes betas e afins... pra saber a quantas anda nosso Linux... sinceramente é uma caso de paixão pelo linux mesmo :)
Linux tem lugar cativo no meu HD... e posso afirmar que fico mais nele do que no windows :)

Vida longa ao Linux :)

Bem fica aí a questao :)

Marcelo Silva