[Ubuntu-BR] ot - Msn-proxy

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Maio 13 16:48:10 UTC 2009

Eis o email.
Tinha um monte de graficos, cortei fora para enviar para a lista.
Trata-se de software comercial, que eu não conheço, mas as promessas são muitas.
Por gentileza, não releve esse email como sendo uma indicação minha,
eu só tô enviando porque alguem na lista tá procurando por software
similar, já tinha avisado de que se tratava dum software comercial.

Eu suspeito que seja a mesma empresa que faz o BR-Connection para Linux.

---------- Forwarded message ----------
From: Rafael Pereira <rafael.pereira em opit.com.br>
Date: 2009/4/15
Subject: MSN® no Trabalho? Agora PODE! messengerPOLICY®
To: gladiston em vidy.com.br

Bom dia !

A OPIT TECNOLOGIA é uma empresa especializada em segurança e
gerenciamento de conteúdo, dispomos de soluções para controle de
acesso á Internet, gerenciamento de rede, firewall, servidor de
e-mail, antivírus, entre outras funções. Segue abaixo um breve
informativo para análise. Gostaríamos de aproveitar a oportunidade e
propor uma breve reunião para apresentar-lhes nossas soluções.

    * Opera em modo bridge;

    * Detecta e/ou barra o uso de comunicadores instantâneos que não
sigam o padrão do MSN® - inclusive o Skype®;

    * Importa automaticamente a lista de contatos do MSN® de todos os
      usuários conectados ao messengerPOLICY®;

    * Políticas de uso por usuários, grupos, horários e recursos;
Padroniza e personaliza as mensagens pessoais dos usuários;

    * Monitora em tempo real o uso do MSN® (troca de mensagens,
transferência de arquivos, vídeo conferência, voz, etc.);

    * Notificação de monitoramento personalizada;

    * Bloqueia mensagens criptografadas (recurso compatível com
Gaim-Encryption e Simp Lite);

    * Impede a troca de mensagens com usuários que tenham endereço de
e-mail não confirmado pela Microsoft®;

    * Filtra palavras chave (inclusive de URLs) para evitar mensagens
impróprias e acesso a sites nocivos;

    * Histórico das mensagens, diversas consultas, gráficos e
relatórios para aferir como o MSN® está sendo utilizado;

    * Interface web de administração.

Plugins Gratuitos

    * Plugin BRMA – Integra usuários do messengerPOLICY® com BRMA®;

    * Plugin FT – Controla transferência de arquivos (File Transfer);

    * Plugin WORD – Filtro de conteúdo por palavra chave;

    * Plugin FunDetect – Analisador de protocolo (Layer 7) quer
permite detectar e/ou barrar.

As regras de permissões e proibições são definidas com base nos
objetos acima, que são criados pelo gestor de TI na interface de
administração.

Além dos objetos, outra facilidade que ajuda muito na criação de uma
regra é poder trabalhar as exceções, como no exemplo abaixo:
O “João” (objeto de usuário) pode conversar com todos os usuários
cadastrados em “Colegas” (objeto de grupo de usuários), menos com
“Maria” (exceção de usuário), respeitando os horários de “Lazer”
(objeto de tabela de horário).

Números justificam o uso:

    * 90% das empresas já disponibilizam acesso a ferramentas IM em
seus ambientes computacionais (Osterman Research);

    * 51% das empresas já utilizam o IM como ferramenta para auxiliar fechamento
      de negócios;

    * 74% da soluções IM utilizadas nas empresas foram trazidas pelos
      colaboradores (Nemertes Research);

    * IM será mais utilizado que e-mail em 2006 (Giga);

    * Aumento de 19% na utilização de IM entre 2004 e 2005 causa cem vezes mais
      invasões nas máquinas;

    * Gerenciar e garantir a segurança no uso do IM é prioridade para
gerentes de
      TI (The Yankee Group).

IM nas empresas:

    * Já usam
      51,9%

    * Ainda não utilizam, mas é certo que usarão
      8,6%

    * Ainda não utilizam, possivelmente usarão
      25,2%

    * Não tem planos para usar
      14,2%

Fonte: Osterman Research

Motivos do uso MSN®:

    * Comunicação com os colaboradores remotos
      1º lugar

    * Otimizar a comunicação da empresa
      2º lugar

    * Redução do tráfego dos e-mails
      3º lugar

    * Redução com os gastos de telefonia
      4º lugar

    * Manter contato com clientes
      5º lugar

Fonte: Osterman Research

Por que utilizar o MP:

    * A empresa é co-responsável por ação ilícita praticada pelo funcionário com
      meios fornecidos por ela, durante o horário de trabalho - Código Civil e
      CLT;

    * Se o funcionário estiver trocando fotos de pedofilia pelo MSN®, a empresa
      também será processada, caso ele seja descoberto;

    * Antes de monitorar as trocas de mensagem, a empresa deve deixar claro para
      os funcionários que esta prática será adotada;

    * TST tem precedente favorável ao monitoramento, desde que o funcionário
      saiba e esteja sujeito a um regulamento interno;

    * Jamais monitore contas pessoais, use contas associadas ao domínio da
      empresa, exemplo: fulano em suaempresa.com.br.

Estamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou informações
adicionais a respeito.
Atenciosamente.

Rafael Pereira
Depto. Comercial