[Ubuntu-BR] Melhor software para virtualização.

Fábio Rabelo fabio em fabiorabelo.wiki.br
Sexta Maio 8 19:35:01 UTC 2009

Boa tarde ..

Na minha opinião não existe "melhor software de virtualização" , o que
existe é o melhor para a SUA aplicação !

Pela minha experiência eu coloco assim :

VMWare é a melhor opção para sirtualização de servidores atualmente, mas não
é open source .
Trata-se de uma "caixa preta" que ninguém sabe direito o que tem lá dentro,
e devido as políticas da empresa detentora eu diria que em um futuro breve o
VMWare estará em maus lençóis ....
Mas ele NÃO é bom para virtualização de desktop, a não ser uma versão paga,
que por este mesmo motivo eu nunca usei !!!

O XEN é "meio" open source, mas a equipe de desenvolvimento não tem uma
política aberta em relação à comunidade, e por este motivo os responsáveis
pelo kernel do Linux não se dão muito bem com eles .
A atual base do XEN está muito defasada em relação ao kernel, e para ser
franco eu não vejo um futuro brilhante para o XEN dentro da comunidade Linux
.
Apesar disto é uma ferramente bastante madura, e com muitas ferramentas de
gerenciamento, tanto livres qto pagas .
Mas ele absolutamente NÃO serve para virtualização de desktop !
NENHUM driver de aceleração de vídeo, seja livre ou proprietário funciona
quando o módulo XEN é carregado, pto qualquer desktop fica muito lento com
ele !

O Virtualbox é mutio bom para virtualização de desktop, ele tem aceleração
de vídeo ( via OpenGL no Linux ) .
Os desenvolvedores dele trabalham em boa sitonia com os desenvolvedores do
Kernel, o módulo do Virtualbox não interfete com nenhum outro módulo ( pelo
menos em todos os hardwares onde eu testei !!! ) e a performance é muito boa
.
Não é adequado a virtualização de servidores, pois faltam nele alguns
recursos, por exemplo uma infra-estrutura de inicialização Automática das
VMs no boot, coisas assim ...
O problema é que o Virtualbox pertence à Sun, que acaba de ser comprada pela
Oracle, e que até o momento não deixou claro qual será sua política de
desenvolvimento para o futuro .

Existem mais duas opções que o Sr. não mencionou, o KVM e o OpenVZ !

O KVM é abertamente suportado pela equipe de desenvolvimento do Kernel, e
por este motivo vem evoluindo em um rítimo MUITO rápido !
O KVM em sí já é estável e confiável, mas ainda não existem ferramentas
maduras para o seu gerenciamento, porém eu acredito que isto seja uma
questão de tempo, e pouco tempo .
Ainda não tem aceleração de vídeo, mas os primeiros passos nesta direção já
estão sendo dados ...

O OpenVZ, que é a versão livre do Virtuozo da Parallels, na minha opinião é
atualmente a melhor opção livre para virtualização de servidores, é maduro,
faz parte da árvore principal do Kernel, e tem muitas ferramentas de
gerenciamento maduras, tanto livres qto pagas .
Mas eu diria que em um futuro breve ele será ultrapassado pelo KVM .
também não é adequado para desktop .

Esta é a minha  "modesta e sábia opinião" ;- ))))  no flames ... please !

Fábio Rabelo