[Ubuntu-BR] RES: Linux - Atingimos 1%

Thiago Augusto Lara thglara em gmail.com
Quarta Maio 6 14:02:04 UTC 2009

Bom dia Lista,

Concordo com todos vocês. E gostaria de acrescentar minha humilde
opinião de usuário desktop. A única razão de eu ter o Windows ainda
instalado na minha máquina são os jogos. Há bons jogos em Linux mas
estão num nível inferior quanto gráfico, sons e criatividade. Não temos
vírus e afins no Linux devido a sua baixa aderência no mercado de
desktop. Quando subirmos essa taxa a segurança começará a ser problema.
Mesmo assim creio eu que o Linux será mais seguro que Windowns e Mac.
Quanto ao circulo vicioso dos softwares proprietários, os grandes
laboratórios de informática  vão preocupar-se quando começarem a perder
mercado para os softwares livres e/ou formos uma fatia mais
significativa do bolo. É bem verdade que muitas aplicações não tem
desempenho satisfatório, mas um dia terão. Algumas empresas são de
vanguarda e investirão em softwares multiplataforma.

Analisando o Mozilla Firefox e o OpenOffice, estão disponíveis para
vários sistemas operacionais por isso fazem tanto sucesso. Não são
aplicações exclusivas do Linux. Tenho fé que o mercado vai caminhar para
esse sentido. Por outro lado os governos deveriam criar políticas
públicas para incentivar os  softwares multiplataforma e multilinguagem.

Conheci o Linux na faculdade a uns 7 anos atrás. Naquela época conhecia
apenas o Kurumim como distro em português. Eram todas em inglês. Posso
afirmar com certeza que fizemos muito progresso nestes 7 anos e  a
Microsoft gastou mais tempo corrigindo falhas de segurança do que
fazendo qualquer outra coisa.