[Ubuntu-BR] Ubuntu x64

Thiago Augusto Lara thglara em gmail.com
Quarta Maio 6 12:21:24 UTC 2009

Bom dia pessoal,

Já uso o Ubuntu 64bits a quase 2 anos. Em 2007 com o Gutsy Gibbon havia
pouquíssimas aplicações em 64 bites e praticamente tudo rodava em modo
emulado. Hoje é diferente, a maioria dos aplicações roda sem problema.
Aumentou muito a oferta de softwares 64 bits nativos, embora grande
parte deles apresente desempenho igual ou inferior aos 32 bites.

Na minha opinião deve-se fazer a migração, os softwares rodam bem tanto
no modo emulação como em 64 bites. Particularmente eu quase não tenho
que resolver conflitos de incompatibilidade. É a lei da oferta e
procura, quanto maior a procura por aplicativos 64 bites maior será a
oferta e mais ganharemos em desempenho  e estabilidade.

O Java aparentemente  está rodando bem aqui e o flash já tem uma versão
64 bites no site Adobe Labs <http://labs.adobe.com/technologies/flash/>.
Tentei usar o gnash mas aqui não teve desempenho satisfatório.

Thiago Augusto Lara