[Ubuntu-BR] Linux - Atingimos 1%

Quarta Maio 6 00:23:10 UTC 2009

2009/5/4 Daniel Alves <daniel em centralborrachas.com.br>

> Pelo que parece a idéia está emplacando...
>

> http://info.abril.uol.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/linux-bate-1-de-mercado-pela-primeira-vez-02052009-2.shl
>

> --
> Daniel Alves
> Encarregado de Compras
> Fone (67) 3383-3311
> Cel  (67) 9277-0081
> Cel  (67) 9267-7202

Puts! Um tópico tão simples, com uma notícia tão simples e o pessoal se
enrola todo!!!

Vamos lá. A notícia fala que o Linux tem 1% de participação no mercado de
SOs que engloba tanto servidor, quanto desktop quanto sistemas embarcados e
video games.

Detalhe: isso é market share, ou seja o percentual de produtos efetivamente
instalados. Não é uma conta que inclua a diversidade de produtos. Por
exemplo, sabe-se que em todo sistema embarcado industrial para aplicações em
tempo real, praticamente o mercado é 100% linux, mas é um mercado de
pouqíssimos itens. Uma indústria irá adiquirir uma 6 dúzia desses sistemas e
uns 6000 desktops com Windows.

É bom que se perceba bem o que este número indica. Ele NÃO indica que o
percentual de linux em Desktop. Ele NÃO indica que o linux está
deslanchando. E muito menos ele NÃO indica os motivos de o linux ainda estar
com 1%.

O resto é opnião pessoal e já é outra thread!

Por exemplo, ao Luciano Santos. Cara, sou desenvolvedor também, mas uso 100%
linux, porque estou naquela classe que desenvolve sistemas em tempo real
(simplesmente não dá pra usar Windows para isso). Pô se tu precisas (é
questão profissional) de usar Dreamweaver, PhotoShop etc., para que você
está no Linux? Talvez só idealismo explique um comportamento desses.

É claro que falta ao Linux muitas coisas, que foram mencionadas pelo Luciano
e por outros, que pode ser resumida no seguinte: que as grandes produtoras
de software e hardware passem a adotar o linux também como um SO para
distribuição de seus produtos e serviços. Assim, aquela visão de que no
linux "falta" suporte ao hardware ou ao programa X simplesmente
desaparecerá.

Mas eu tenho uma outra visão disso tudo. Na verdade é meio "radical". No
futuro essas empresas simplesmente NÃO EXISTIRÃO, porque ninguém vai se
manter no "mercado" usando as mesmas filosofias que aplica hoje,
simplesmente porque as coisas mudam, e o desenvolvimento em comunidade,
baseado em padrões, me parece, é um roteiro sem volta e isso simplesmente
aniquila o software proprietário!

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.